Cidade Destaques

Prefeito e secretário desmentem notícias falsas

Divulgação/Ascom PMSL

Sete Lagoas é considerada uma das cidades mais preparadas do país para tratar pacientes contaminados pelo novo coronavírus. A estrutura de atendimento de urgência e emergência segue um plano de contingência e foi muito reforçada para receber e tratar quem contraiu a Covid-19. Mesmo com o baixo índice de ocupação de leitos desde o início da pandemia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está preparada para ir muito além.

A implementação proposta e que tem aprovação da Secretaria Estadual de Saúde segue rigorosamente seu cronograma. Dez novos leitos de UTI já foram inaugurados no Hospital Municipal e outros serão abertos brevemente. “Os leitos que foram abertos na semana passada ainda nem tiveram ocupação. Temos que ter responsabilidade nesta implementação e podemos aumentar a capacidade. Já fizemos a aquisição de equipamentos e vamos iniciar a montagem de mais dez leitos no Hospital Municipal, outros dez no Hospital Nossa Senhora das Graças e ainda temos a possibilidade e outros seis leitos na UPA”, esclarece o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta.

Atualmente, a cidade possui 34 leitos de UTI disponíveis para casos da doença, sendo que nove estavam ocupados nessa sexta-feira, 10. “Mesmo assim estamos montando mais 25 leitos. Com a estrutura atual, o índice de ocupação fica em 26%. Daqui a dez dias, com mais leitos, esse percentual ficaria em 15%”, informou o prefeito Duílio de Castro. Em último caso, o plano ainda prevê a construção de um hospital de campanha somente se a rede chegar a um nível alto de ocupação.

O prefeito ainda destaca o importante papel que todos os servidores da Saúde desempenharam neste momento de pandemia. A abertura de novas UTIs garante a segurança do cidadão que, neste momento, pode ficar tranquilo quanto a esta assistência. “Esta estrutura bem preparada teve a participação de toda a equipe da saúde, que está muito bem integrada. Fica aqui o meu agradecimento”, ressaltou Duílio de Castro.

O reforço na rede assistencial tem potencial regional e a responsabilidade com o investimento garante a manutenção da estrutura mesmo após a crise. O plano de ação ainda mantém um gatilho emergencial que só será disparado em um momento extremamente crítico. “Este é um legado que ficará para a cidade, mesmo após a pandemia. Isso é responsabilidade com o dinheiro público. Destaco que Sete Lagoas é a cidade com menor índice de letalidade entre municípios mineiros do mesmo porte. Isso é um indicativo de que nosso papel foi bem feito, fizemos nossa parte”, completa Duílio de Castro.

A transparência da Prefeitura ao mostrar a realidade do sistema público derruba notícias falsas que, nos últimos dias, apontaram a falta de estrutura para recebimento de casos graves da Covid-19. “Esta é uma atitude irresponsável da oposição. Nunca paramos de trabalhar para que o dano à saúde de todos seja o menor possível”, concluiu Duílio de Castro.

Empresários Informados

Na noite da última quinta-feira, 9, o prefeito Duílio de Castro recebeu, em seu gabinete, um grupo de empresários de Sete Lagoas solicitando informações sobre o plano de ação no combate ao novo coronavírus. Segundo os empresários, esta informação é de extrema relevância para que a Justiça decida pela flexibilização do comércio na cidade, seguindo os critérios de higiene e distanciamento social, tendo em vista a capacidade instalada e futura de atendimento da Saúde aos possíveis infectados.

Na manhã dessa sexta, o prefeito Duílio de Castro entregou pessoalmente o documento a um dos representantes dos comerciantes. “Entendo que devemos equilibrar o controle da pandemia com a economia e que é dever do Município ter a estrutura de saúde necessária para atender os contaminados. E isso nós temos. Nossa taxa de ocupação de leitos por Covid-19 se mantém estável, apesar do aumento recente do número de casos”, afirmou o prefeito. “Se todos nós fizermos a nossa parte, usando máscara, lavando frequentemente as mãos e mantendo o distanciamento social, juntos iremos vencer essa guerra contra o coronavírus, sem quebrar nosso comércio e mantendo os empregos”, completou o prefeito.

Novos leitos – Divulgação/Ascom PMSL

Ascom Prefeitura de Sete Lagoas

 

Avatar

Gleidson Almeida

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2020
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Gleidson Almeida

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado