Cidade Saúde Super Destaques

Saúde faz esclarecimentos e atualiza boletim epidemiológico

Com uma alta de 4,5% no número de casos suspeitos notificados, a cidade tem hoje 3.708 notificações, sendo 557 pessoas monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde, 1.109 com monitoramento já concluído e 1.716 pessoas que apresentaram sintomas gripais com testes negativos nesta terça-feira, 7, segundo o boletim epidemiológico do Gabinete de Gestão de Crise Contra o Coronavírus.

Com mais sete casos confirmados, três mulheres e quatro homens, os casos positivos chegam hoje a 326, incluindo os sete óbitos, 69 pessoas em isolamento domiciliar, 240 curadas e dez internadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Hospitalizados

Hoje há 24 pacientes hospitalizados em Sete Lagoas, sendo 16 em enfermaria e oito em leitos de UTI (cinco de Sete Lagoas, um de Capim Branco, um de Pompeu e um de Belo Horizonte).

Entre os hospitalizados, 19 testaram positivo para Covid-19, sendo dez de Sete Lagoas, quatro de Cordisburgo, dois de Jequitibá, um de Capim Branco, um de Pompeu e um de Belo Horizonte. Cinco pacientes ainda aguardam resultado de exame. Dos 24 pacientes hospitalizados, sete estão no Hospital Municipal (quatro em UTI), 16 estão no Hospital Nossa Senhora das Graças (quatro em UTI) e um no Hospital da Unimed (enfermaria).

Esclarecimentos

Conforme informado no boletim de ontem, a suspeita de surto de coronavírus na Vila Vicentina foi descartada, já que os resultados de exames dos 13 idosos que apresentavam sintomas gripais e foram testados deram resultados negativos para Covid-19. A funcionária que teve resultado positivo foi imediatamente afastada de suas funções. Portanto, vale reforçar: a SUSPEITA de surto na Vila Vicentina foi DESCARTADA. Por precaução, a Secretaria Municipal de Saúde segue acompanhando a situação no local.

Outro esclarecimento que se faz necessário diz respeito a comentários que vêm circulando nas redes sociais sobre os óbitos divulgados no boletim de ontem. A Secretaria Municipal de Saúde informa que ambas as pacientes que faleceram no domingo e na segunda-feira foram testadas e tiveram resultado POSITIVO para Covid-19, e que os óbitos foram decorrentes de complicações causadas pela contaminação pelo novo coronavírus.

A Secretaria esclarece ainda que a doença é de notificação compulsória, ou seja, os médicos são obrigados, pelos protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, a informar na declaração de óbito quando o paciente é diagnosticado com Covid-19.

Para proteger a identidade dos pacientes, e em respeito ao sigilo médico, a Secretaria Municipal de Saúde não divulga nomes ou outras informações que possam levar à identificação desses pacientes. Por fim, informa ainda que, apesar de todas as manifestações nas redes sociais, a Secretaria de Saúde não foi formalmente procurada por nenhum familiar de paciente que discordasse das informações divulgadas.

Em nota, a diretoria do Hospital Municipal se manifestou: “O trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Saúde no enfrentamento à COVID merece respeito. É um trabalho sério que vem sendo elogiado por organizações internacionais. Lembremos que críticas construtivas são muito bem vindas e servem para crescermos como profissionais. Entretanto, comentários que desrespeitam profissionais que estão ali para arriscar suas vidas merecem completo desprezo por parte da população. As medidas legais estão sendo tomadas para resguardar nossos profissionais, que se sacrificam e arriscam suas vidas e as de suas famílias o para nosso bem”.

boletim0707

Ascom Prefeitura de Sete Lagoas

Avatar

Gleidson Almeida

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2020
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Gleidson Almeida

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado