Automóveis

Novo Ford Focus a gasolina passa a ter somente motores 1.0

Visual externo do novo Ford Focus não teve alterações (Foto: Divulgação)

Hatch aposenta conjunto 1.5 usado no EcoSport e amplia oferta da tecnologia híbrida

A Ford anunciou uma mudança radical na linha Focus para o mercado europeu. O hatch, em suas configurações a gasolina, passará a vir equipado apenas com motores 1.0. Quem preferir cilindradas maiores agora só tem como alternativa as opções turbodiesel, 1.5 ou 2.0.

O motivo da mudança é o mesmo de sempre: redução de emissões e consumo. Por conta disso a Ford retirou do catálogo o Focus 1.5 EcoBoost, que era equipado com o mesmo três-cilindros usado no EcoSport — mas associado a um turbocompressor.

Agora serão três opções de 1.0 12V, sempre com turbo. Duas versões também virão equipadas com a tecnologia híbrida leve (ou parcial), e têm números mais do que suficientes para suprir a ausência do 1.5.

Novos motores também entraram na gama da perua Focus e do Sedã (Foto: Divulgação)
Novos motores também entraram na gama da perua Focus e do Sedã (Foto: Divulgação)

O novo Focus 1.0 turbo pode ter 125 cv ou 155 cv, superando até o 1.5 anterior de 150 cv. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de oito, sempre com tração dianteira.

A mudança no catálogo vem acompanhada da primeira atualização visual da quarta geração do hatch. A atualização, porém, ficou restrita ao interior, que pode receber um novo quadro de instrumentos digital configurável — acompanhando os novos Volkswagen Golf e Peugeot 308, seus rivais diretos.

O novo quadro de instrumentos digital é a maior novidade do Focus 2021 (Foto: Divulgação)
O novo quadro de instrumentos digital é a maior novidade do Focus 2021 (Foto: Divulgação)

A má notícia é que o Focus segue distante do Brasil. A gama de automóveis “tradicionais” da marca foi deixada de lado em 2019, com o encerramento da produção do Focus (Argentina), Fiesta (Brasil) e Fusion (México).

A empresa já afirmou que irá concentrar seus esforços na gama de SUVs, começando pelo Territory e passando pelo Escape, Bronco e o novo EcoSport. Da gama “não-utilitário” restará apenas o Ka, nas versões hatch e sedã.

Auto Esporte

Avatar

Gleidson Almeida

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

  • https://pt.calameo.com/read/001200430c3db474b9ef2

AGENDA

setembro 2020
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Gleidson Almeida

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado