Cidade Destaques Saúde

Empresa sete-lagoana traz para o Brasil teste rápido para detecção da Covid-19

Divulgação

Teste é usado em vários países do mundo.

 

Diante da pandemia do novo Coronavírus é cosenso entre os especialistas que a testagem em massa da população é muito importante, não somente para as estatísticas, mas para que as autoridades de saúde possam saber a real proporção da pandemia e elaborem estratégias de combate à doença.

O exame padrão ouro para identificação da Covid-19 é o teste molecular RT-PCR, porém, esse tipo de exame demanda algumas horas para apresentar os resultados e poucos laboratórios brasileiros estão aptos a realizá-lo. Existem também testes rápidos, que identificam na amostra de sangue coletada do paciente a presença de anticorpos criados pelo organismo para combater o novo Coronavírus.

Diante da falta de estrutura para realizar o exame RT-PCR de forma maciça, a ANVISA tem registrado e autorizado o uso desses testes rápidos para ampliar a rede de testagem e reduzir a alta demanda dos serviços públicos durante a pandemia.

Visando suprir essa alta demanda por testes no Brasil, o grupo Contourline, empresa sete-lagoana com sede na cidade e já atuante no país nos segmentos de equipamentos médicos e estéticos, em parceria com a Egens Diagnostics apresenta o dispositivo de teste rápido Covid-19 IgG / IgM – Colloidal Gold, que em apenas 10 minutos indica um resultado seguro e confiável para diagnóstico de casos do novo Coronavírus.

De origem Chinesa, país onde surgiram os primeiros casos da doença, o dispositivo de teste rápido Covid-19 IgG / IgM é um teste imunocromatográfico em fase sólida para a detecção rápida, qualitativa e diferencial de anticorpos IgG e IgM para o novo Coronavírus no sangue total humano.

O teste identifica: quem está com a infecção ativa, quem já tem os anticorpos e quem ainda não teve contato com o vírus. Através dele, os anticorpos IgM e IgG são mapeados separadamente. Isso permite que a fase do contágio também possa ser avaliada, uma vez que o anticorpo IgM está associado à infecção (ou reinfecção) primária.

No teste também há a identificação do IgG, um anticorpo de memória imunológica que estará presente durante o processo de cura, na infecção crônica, na infecção latente e, no futuro, após o processo de vacinação.

O dispositivo de teste rápido COVID-19 IgG / IgM tem altas taxas de sensibilidade (relacionada à resultados falso negativos) e especificidade (relacionada à resultados falso positivos). Os estudos apontaram sensibilidade de até 98,33% e especificidade de até 100%, ou seja, não houve falso positivo.

Diante da necessidade emergencial frente à pandemia, muitos testes disponíveis no mercado brasileiro foram aprovados pela Anvisa, mesmo não tendo autorização de seus governos de origem para serem utilizados. Mas isso não acontece com o teste rápido Covid-19 IgG / IgM – Colloidal Gold, que tem a segurança e confiabilidade garantidas por certificações nacionais e internacionais, com destaque para: Anvisa, Infarmed, TUV EM ISO 13485:2016, ISO9001:2015, OHSAS18001:2007, ISO14001:2015, NCCL EQA Certificate e CE Medical.

Ao contrário da maioria dos kits disponíveis hoje no Brasil, esses testes da Contourline possuem marcações e certificações inclusive do seu país de origem, a China, o que se transforma em uma vantagem logística, principalmente com relação à prioridade de embarque do material.

Além das certificações, a qualidade é comprovada também pela presença do teste em diversos países, como Reino Unido, Portugal, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Austrália, Índia, África do Sul, dentre outros.

Outro ponto positivo do teste rápido Covid-19 IgG / IgM – Colloidal Gold é que ele já é fornecido completo, não havendo necessidade de nenhum equipamento adicional para a sua aplicação. Todos os itens do kit passaram por rigorosos testes de biocompatibilidade e usabilidade, sendo aprovados pela Anvisa e por órgãos internacionais. Além disso, eles são fornecidos em embalagens lacradas e livres de contaminação.

Mais uma grande vantagem é que o procedimento de aplicação é simples e os resultados podem ser conhecidos entre 2 e 10 minutos após a realização do teste, o que facilita as decisões de tratamento do paciente rapidamente. Mas claro, esses resultados devem ser interpretados somente por profissionais habilitados e considerados juntamente com o histórico clínico do paciente.

Por enquanto a comercialização está sendo feita somente para distribuidores e empresas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31)3498-3114, pelo e-mail comercialtestes@contourline.com.br ou no site https://contourline.com.br/covid-19/.

Acesse o link e assista ao vídeo explicativo de como funciona o teste: https://youtu.be/vtGjr3_niFM

 

O GRUPO CONTOURLINE

Formado pela Body Health Brasil, Visuri e OmniLAMP o Grupo Contourline iniciou suas atividades em 2011 em Sete Lagoas e desde então trabalha incansavelmente para oferecer ao mercado de saúde ampla gama de soluções em diversos segmentos, com tecnologia de ponta reconhecida internacionalmente.

A empresa oferece soluções que vão desde sistemas para cuidados de pacientes criticamente enfermos, passando por inovações tecnológicas na área de diagnósticos moleculares e testes rápidos, até equipamentos eletromédicos voltadas para a medicina estética.

Da Redação com

Fernanda Normando

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2020
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado