Pets

Segundo estudo, cães e gatos se tornam mais rebeldes durante a puberdade

Reprodução/Ilustrativa

Pesquisa levanta que o período ocorre entre os 5 aos 8 meses de vida do animal

O período da adolescência é marcado por mudanças no corpo e na personalidade do indivíduo e pode ser representado por inúmeros problemas comportamentais, até mesmo para os cães. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Newcastle, os cachorros também passam por problemas emocionais durante a puberdade.

Para a concepção do estudo, publicado na revista Biology Letters, se fez necessário uma série de experimentos, dos quais os pesquisadores chagaram a conclusão de que os animais se tornam mais rebeldes na adolescência. Além de serem mais desobedientes, também tendem a demonstrar uma crescente falta de respeito por seus cuidadores.

Para chegar a tais resultados, a Dra. Lucy Asher, coautora do estudo, traçou um paralelo sobre a relação dos adolescentes, sejam eles cães ou humanos, com seus pais ou tutores. “Geralmente, os adolescentes que têm um relacionamento menos seguro com os pais são aqueles com maior probabilidade de mostrar mais comportamentos conflitantes”, explicou.

A pesquisadora também relata que os cães que passam pela puberdade geralmente testam seu vínculo com o cuidador, utilizando de suas frustrações. Isso os ajuda a avaliar se é mais inteligente permanecer ou encontrar um parceiro, contudo pode levar ao abandono.

Durante a pesquisa, foram analisados possíveis cães-guia, como labradores, golden retrievers ou pastores alemães, raças que  a puberdade começa entre os seis e nove meses de vida. Assim como, utilizaram da analise de um questionário preenchido por 285 tutores, que relataram uma dificuldade na capacidade de treinamento em seus cães entre as idades de cinco e oito meses.

Um dos experimentos avaliou a capacidade de resposta de cães de ambos os sexos a comandos como “sentar” por várias idades. Dois grupos foram testados, um com 82 cães com idade de cinco meses e outro com 80 cães com idade de oito meses. Os resultados sugeriram que os adolescentes eram significativamente menos obedientes. Os cachorros de oito meses têm duas vezes mais chances de ignorar o comando “sentar” em comparação aos de cinco meses.

No entanto, é afirmado pela pesquisadora que as mudanças comportamentais que ocorrem nos caninos durante a adolescência ainda são um pouco misteriosas. “Sabemos que existem alterações hormonais e sabemos que há uma grande reorganização do cérebro que ocorre nessa época entre mamíferos, por isso estamos bastante confiantes de que isso está acontecendo em cães”, afirmou.

Além disso, também foi descoberto que os sinais de ansiedade de separação, como tremores quando deixados sozinhos, aumentam por volta dos oito meses de idade. Esse período coincidiu fortemente com uma queda na obediência. Além disso, cadelas com um vínculo menos seguro com seus cuidadores começaram a puberdade mais cedo.

Para Asher, a  intenção da pesquisa é transformar donos de cães frustrados em donos mais empáticos. Ela afirma que, assim como os adolescentes, o mau comportamento de um cão adolescente é temporário e está enraizado na biologia, e não no desafio pessoal.

“Talvez eles não estejam se comportando mal apenas porque são impertinentes, mas é como nos seres humanos – os hormônios estão em fúria e há coisas acontecendo no cérebro”, finalizou.

Fonte: Mega Curioso, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Avatar

Gleidson Almeida

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

julho 2020
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Gleidson Almeida

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado