Aptos ao benefício não precisam mais se deslocar até uma Unidades de Atendimento Integrado (UAI). Uma ferramenta criada pelo governo de Minas permite que a partir dessa sexta-feira (5) as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) ofereçam serviços aos cidadãos por videochamada. A princípio, essa modalidade funcionará apenas para habilitação do seguro-desemprego.
O objetivo, segundo a diretora da Central de Atendimento Presencial, Christiane Bolda Lazzarotti, é evitar que as pessoas saiam de casa, combatendo a transmissão do coronavírus. “É uma forma de oferecer o atendimento que o cidadão necessita, sem que ele precise sair de casa. A ferramenta evita aglomerações nas unidades, principalmente durante a pandemia”, disse.
O subsecretário de Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Raphael Vasconcelos, também enfatiza a iniciativa. “Além de garantir a segurança do mineiro, uma vez que ele pode acessar o serviço sem se expor a qualquer risco, a nova tecnologia permite transformar o atendimento presencial em remoto. A ferramenta possibilita atender cidadãos de qualquer parte do estado, gerando economia e comodidade”, afirma.
Como acessar
Para ser atendido, o cidadão deve acessar o Portal MG (https://www.mg.gov.br/agendamento) e selecionar a opção referente ao seguro-desemprego.
Ele receberá uma senha virtual e, quando chegar a sua vez, o primeiro atendente disponível irá atendê-lo. Na mesma página será possível anexar documentos e atualizar os dados, sem a necessidade de se deslocar até uma UAI.
“Hoje, iniciamos a experiência de realizar o atendimento por videochamada nas UAIs. É um passo importante e, se houver os resultados esperados, o modelo será expandido para outros serviços oferecidos pelo Estado. O objetivo é que a ferramenta se torne mais um canal de atendimento do Governo de Minas ao cidadão mineiro” explica o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Diniz.
COMENTAR