Destaques

Cidadãos já podem pedir seguro-desemprego por videochamada em Minas

Desempregado não precisará mais se deslocar até uma UAI para pedir o benefício Foto: Rodrigo Clemente / O Tempo

Aptos ao benefício não precisam mais se deslocar até uma Unidades de Atendimento Integrado (UAI). Uma ferramenta criada pelo governo de Minas permite que a partir dessa sexta-feira (5) as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) ofereçam serviços aos cidadãos por videochamada. A princípio, essa modalidade funcionará apenas para habilitação do seguro-desemprego.

Esse serviço pretende atender aquelas pessoas que não conseguiram efetuar o atendimento por meio dos canais digitais já disponibilizados pelo governo federal: o Portal Emprega Brasil e o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Os atendentes da UAI da Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, farão os atendimentos online para atualização dos dados cadastrados.

O objetivo, segundo a diretora da Central de Atendimento Presencial, Christiane Bolda Lazzarotti, é evitar que as pessoas saiam de casa, combatendo a transmissão do coronavírus. “É uma forma de oferecer o atendimento que o cidadão necessita, sem que ele precise sair de casa. A ferramenta evita aglomerações nas unidades, principalmente durante a pandemia”, disse.

O subsecretário de Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Raphael Vasconcelos, também enfatiza a iniciativa. “Além de garantir a segurança do mineiro, uma vez que ele pode acessar o serviço sem se expor a qualquer risco, a nova tecnologia permite transformar o atendimento presencial em remoto. A ferramenta possibilita atender cidadãos de qualquer parte do estado, gerando economia e comodidade”, afirma.

Como acessar

Para ser atendido, o cidadão deve acessar o Portal MG (https://www.mg.gov.br/agendamento) e selecionar a opção referente ao seguro-desemprego.

Ele receberá uma senha virtual e, quando chegar a sua vez, o primeiro atendente disponível irá atendê-lo. Na mesma página será possível anexar documentos e atualizar os dados, sem a necessidade de se deslocar até uma UAI.

“Hoje, iniciamos a experiência de realizar o atendimento por videochamada nas UAIs. É um passo importante e, se houver os resultados esperados, o modelo será expandido para outros serviços oferecidos pelo Estado. O objetivo é que a ferramenta se torne mais um canal de atendimento do Governo de Minas ao cidadão mineiro” explica o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Diniz.

O Tempo

Avatar

Gleidson Almeida

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2020
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Gleidson Almeida

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado