Cidade Saúde Super Destaques

Casos de dengue sobem 5,53% em 16 dias e Prefeitura segue com fumacê costal e mutirão pela cidade

Apesar das atenções estarem voltadas para o novo coronavírus, a dengue continua contaminando em Sete Lagoas, mesmo com o fim do período chuvoso, o que aponta para o maior índice de proliferação do Aedes aegyti dentro das residências. Por isso, o serviço de orientação dos agentes de endemia da Secretaria Municipal de Saúde, o fumacê costal e a limpeza de terrenos seguem no município.

Dados do dia 18 de maio apontavam na cidade 1.047 casos confirmados de dengue e 3.664 notificações, sem mortes registradas no município este ano. Já os dados mais atuais, de 3 de junho, apontam 1.105 casos positivos e 3.763 notificações, das quais 2.631 foram descartadas. Em 16 dias, o aumento no número de casos positivos foi de 5,53%, com 58 novas confirmações. Felizmente, nenhuma delas grave, já que o número de casos de dengue com sinais de alarme se manteve em 27 este ano.

“Historicamente, ocorre redução de casos nesta época devido à temperatura, mas o alerta sobre a necessidade de cooperação da população continua. A situação ainda é preocupante”, ressalta a superintendente de Vigilância Epidemiológica, Sueli Lacerda.

Desde o início do ano, a Superintendência de Vigilância Epidemiológica, por meio do Centro de Controle das Arboviroses, alertou quanto a possibilidade de grande registro de casos, já que o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) identificou várias áreas de risco no município. O relatório mostrou que 82% dos focos estão dentro das residências.

Nos últimos meses, a Prefeitura trabalhou em diversas frentes para combater a proliferação da dengue. No total, 178 agentes de endemias visitam casas e imóveis comerciais diariamente, passando orientações e identificando e eliminando criadouros do Aedes aegypti, vetor da dengue e de outras doenças como chikungunya e zika.

“A equipe esta semana esteve trabalhando nos bairros Fátima, Vila Brasil, Dona Sílvia, JK e nas imediações da Avenida Perimetral, sentido Shopping. Na próxima semana, continuam os trabalhos no bairro Dona Sílvia”, informa o gerente do Controle da Dengue no município, Adriano Marcos.

Renato Alexandre

Prefeitura de Sete Lagoas

Assessoria de Comunicação Social

 

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

julho 2020
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado