Destaques Policial

Em posse de novo comandante geral da PM, Zema destaca queda de criminalidade

Crédito (fotos): Gil Leonardi/Imprensa MG

Coronel Rodrigo Sousa tomou posse do comando geral após antecessor, coronel Giovanne Gomes da Silva ser nomeado para a presidência Funasa

A Polícia Militar de Minas Gerais tem um novo comandante geral: o coronel Rodrigo Sousa Rodrigues. Ele tomou posse do cargo durante cerimônia realizada na Cidade Administrativa, nesta quarta-feira (3), com a presença do governador Romeu Zema (Novo), do vice-governador Paulo Brant e de outras autoridades do Estado.

A cerimônia, que durou cerca de uma hora, foi realizada para um público restrito obedecendo protocolos de segurança em função da pandemia do novo coronavírus. Rodrigues assume o cargo após seu antecessor, o coronel Giovanne Gomes da Silva ser nomeado para a presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na última semana, pelo governo Federal.

No discurso de posse, o novo comandante da Polícia Militar destacou que atingir o mais alto cargo da corporação lhe traz orgulho e que pretende continuar o trabalho já desempenhado por seu antecessor. “Sempre disse e continuo dizendo que pertencer a essa equipe é uma tarefa difícil, diante dos desafios que nos são colocados à prova. Porém é de fácil adesão, pois as diretrizes emanadas comungam com o objetivo de promover uma gestão técnica, eficiente e transparente”, pontuou.

Com a ida de Rodrigues para o comando-geral da Polícia Militar, o coronel Osvaldo de Sousa Marques também tomou posse nessa quarta-feira nos cargos de coordenador Estadual da Defesa Civil e chefe do Gabinete Militar do governador. Na cerimônia o coronel  Eduardo Felisberto Alves também tomou posse do cargo de chefe do Estado Maior da Polícia Militar, já que seu antecessor, coronel Marcelo Fernandes deixou o cargo para ir para a reserva da corporação.

Em sua fala, o governador Romeu Zema agradeceu ao trabalho desempenhado pelos que estavam nos cargos e destacou que os novos integrantes chegam já com um quadro de criminalidade em quedo no Estado. “Lembro que você estão assumindo a Polícia Militar de Minas Gerais no instante em que os indicadores são os melhores possíveis. A criminalidade que já estava caindo ano após ano, em 2020 teve uma queda expressiva, enquanto outros estados estão tendo uma curva oposta à nossa. O que demonstra que não é somente  quanto a pandemia, é fruto de trabalho, de integração, de inteligência”, afirmou Zema.

Crimes violentos

Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) no mês passado, de janeiro a abril de 2020 houve uma redução de 27% no número de crimes violentos no Estado, na comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto em 2019 foram registradas 26.231 ocorrências de crimes violentos, da janeiro a abril de 2020 o total foi de 19.119.

Em se tratando de sequestro e cárcere privado, a redução alcançou 50%. Já os estupros foram reduzidos em 35%. Os comunicados de furtos reduziram 13,5% e os de roubos 27,8%.

O Tempo

Avatar

Gleidson Almeida

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

julho 2020
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Gleidson Almeida

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado