Cidade Saúde Super Destaques

Outras atividades são liberadas para funcionamento em Sete Lagoas

Comitê Gestor de Crise delibera sobre funcionamento de outras atividades em Sete Lagoas
O Comitê Gestor de Crise do Coronavírus voltou a se reunir, na manhã desta sexta-feira (29), no Batalhão da Polícia Militar, para discutir sobre os últimos dados da saúde e o funcionamento de outras atividades comerciais. Compõem o comitê representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penitenciária, Exército, Bombeiros, Câmara Municipal, Superintendência Regional de Saúde e Prefeitura.
Conforme decisão colegiada, o Shopping Sete Lagoas terá horário ampliado, podendo funcionar das 12h às 20h. As atividades físicas a céu aberto, inclusive com orientação de personal trainner ou profissional de educação física estão liberadas. Academias ainda não podem voltar a funcionar. Os bares poderão funcionar até 22h, mas sem consumo de bebida alcóolica no local. As lojas de rua, aos sábados, terão seu horário ampliado para funcionamento das 09h às 15h.
Com relação às igrejas, elas deverão apresentar à Secretaria Municipal de Saúde um plano de funcionamento com informações sobre o controle de fluxo de pessoas, distanciamento social e higiene. Uma comissão criada pela pasta e formada por infectologistas e agentes da vigilância sanitária irá deliberar, individualmente, analisando caso a caso, sobre a abertura de cada igreja. Os cultos só poderão ser realizados com no máximo uma hora de duração, com pelo menos uma hora de intervalo entre uma seção e outra.
Outras atividades liberadas foram auto-escolas, clubes de tiros, a Univercemig (para aulas práticas ao ar livre), escolas náuticas e galerias, como é o caso do Pátio Lagoa, todas elas seguindo as normas de higiene e distanciamento. O decreto que detalha o funcionamento de novas atividades deve ser publicado ainda nesta sexta-feira.
Mesmo com a flexibilização, o prefeito Duílio de Castro faz um apelo à população para que contribua no controle da pandemia. “Evite sair de casa. Ao sair, use máscara e lave as mãos. Precisamos voltar nossa vida dentro da normalidade, mas continuar mantendo nossos índices de ocupação de leitos baixa. Nesse momento, podemos fazer isso, mas se os números aumentarem, voltaremos a tomar medidas mais severas, tendo em vista a nossa estrutura de saúde”, afirma o prefeito. Todas as medidas podem ser revistas pelo Gabinete de Gestão de Crise em caso de mudanças significativas no cenário epidemiológico da cidade.

Números
Segundo a Vigilância Epidemiológica do Município, nesta sexta-feira houve um aumento de 3,29% no número de notificações, chegando a 1.569, das quais 1.014 seguem em análise e 528 já deram negativo para Covid-19. Mais um caso positivo foi confirmado, um homem de 38 anos. A cidade conta agora com 27 positivos, dos quais 19 estão curados e um veio a óbito (ocorrido no dia 10, em Tocantins). Sete pacientes seguem em isolamento domiciliar, com sintomas leves.
Quatro pacientes estão internados com síndrome respiratória aguda grave, sendo um positivo do Rio de Janeiro, dois positivos de cidades vizinhas (Capim Branco e Pompéu) e um aguarda resultado. Dois pacientes tiveram alta ontem.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, a taxa de ocupação em leitos de UTI no município segue sob controle. “Em abril, houve apenas 15,4% dos leitos ocupados no Hospital Municipal. Em maio, a taxa foi de 20,5%. Já na UPA, a taxa ficou em 10% entre os leitos de baixa complexidade e de 2% de alta complexidade”, justifica. “Estamos seguindo um planejamento que vai determinar o momento certo de ampliar as estruturas de saúde, que já estão negociadas”, finaliza.

Renato Alexandre

Prefeitura de Sete Lagoas

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

setembro 2020
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado