Automóveis

Volkswagen Nivus é apresentado ao mundo no Brasil; conheça o novo SUV-cupê

Foto: Volkswagen/Divulgação
Foto: Volkswagen/Divulgação

Feito sobre a mesma plataforma do Polo, inédito utilitário-esportivo da marca alemã chega às lojas em meados de junho; preços e versões não foram antecipados pela Volks

O “novo normal” com a pandemia do novo coronavírus começa a mostrar sua cara. Com uma live pela internet, o presidente da VW para América Latina, Pablo Di Si, revelou nessa quinta-feira (28) para a imprensa especializada e concessionários o inédito Volkswagen Nivus, o primeiro SUV-cupê do mercado brasileiro.

Posicionado entre os modelos VW Polo e o T-Cross, o Nivus foi desenvolvido pela Volkswagen América do Sul e será produzido inicialmente na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e depois também será produzido na Europa.

O modelo começará a ser produzido no fim da primeira semana de junho com lançamento comercial em seguida. Na Argentina, o Nivus desembarca no fim do ano e chega ao restante da América Latina no primeiro semestre de 2021.

O conjunto mecânico no Nivus será o conhecido motor 1.0 turbo da VW, de 128 cv e 20,4 kgfm fde torque, sempre acompanhado da caixa de transmissão automática de seis velocidades. A Volkswagen não antecipou os preços e versões do novo modelo.

Design em detalhes

O design do Nivus esbanja personalidade. Realmente é muito diferente de tudo que a fabricante já fez no país até agora. “Desde o início, definimos que o design do Nivus precisaria ser inovador, atraente e ao mesmo tempo funcional”, revela José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen para a América Latina.

Quando foram divulgadas as primeiras imagens do Nivus foi fácil perceber que ali estava uma mistura de estilos, um crossover, que traz estilos diversos em sua carroceria.

A própria fabricante sugere que o consumidor se decida como irá definir o Nivus em sua concepção. Mas onde exatamente seu design se encaixa? Ele pode ser um cupê urbano, um SUV com traços diferenciados ou um misto dessas duas opções.

O que interessa para a Volkswagen é que este novo modelo inaugure um novo e inédito segmento de mercado. O projeto, em sua totalidade, foi desenvolvido pelo time de engenheiros e designers da filial brasileira e será o primeiro modelo da marca alemã, projetado no Brasil, que terá produção também no exigente mercado europeu.

VW Play

Um dos grandes diferenciais do modelo está em seu “Infotainment” de última geração. Ele foi feito no Brasil e fala o português que o consumidor brasileiro entende.

O VW Play, como foi denominado, conta com uma tela de alta definição e quem segundo a fabricante, estabelecerá um novo patamar em termos de conectividade.

São duas telas de 10 polegadas (do tamanho de um tablet) interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento sem precedentes num veículo dessa categoria.

Trata-se de um “cockpit digital” dotado de uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante, o mesmo utilizado pelo novo VW Golf.

Junto com o Nivus estreia também a VW Play Apps, uma loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen de download de aplicativos direto pelo VW Play, com a mesma facilidade com que se baixa um aplicativo em um smartphone. São 10 Gb de memória e diversos apps parceiros.

Segurança a toda prova

Equipamentos de segurança inéditos em modelos de sua categoria estão presentes no Nivus, como o ACC, que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente.

Outra boa novidade em termos de recurso de segurança é o AEB (Autonomous Emergency Brake), que ao identificar o eminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, presente, também, o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões.

O Tempo

Eldorado1300

AGENDA

julho 2020
D S T Q Q S S
« jun    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Gleidson Almeida

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.