Cidade Jornal Super Destaques

Programa Passando a Limpo retorna entrevistando o prefeito Duílio de Castro

Reprodução

O programa “Passando a Limpo”, recebeu nesta quinta-feira (28), o prefeito Duílio de Castro Faria (Patriotas), quando abordou diversos assuntos de interesse da população assim como a sua contaminação com a Covid-19, assunto que iniciou sua entrevista no programa que tem parceria da Rádio Eldorado e site setelagoas.com.br. “É importante que a população acredite que o vírus existe e, após coriza de três dias, comentei com minha esposa, o que foi comprovado pelo teste e contraprova, iniciando o tratamento e finalizando com a quarentena onde trabalhei por telefone, assinei documentos e a cidade não parou. Agradeço as mensagens e orações recebidas”, relatou o chefe do Executivo.

Sobre a estrutura de trabalho no combate ao novo coronavírus na cidade, o prefeito afirmou que Sete Lagoas foi o primeiro município a fechar quando apresentou seis notificações. Que a cidade conta com 58 equipes completas, 5 unidades funcionando até 22h para receber e diagnosticar, aumento de leitos em todas as unidades, inclusive da Unimed, além de treinar toda equipe para o enfrentamento. “Fomos a primeira cidade do interior a montar o laboratório. Já recebemos 30 camas hospitalares para montagem do hospital de campanha, mas vale ressaltar que hoje temos 18,4% de ocupação, não sendo, neste momento, necessário esse hospital”, ressaltou Duílio que evidenciou ainda o alto nível da equipe e de todos os profissionais que estão trabalhando no enfrentamento da pandemia.

Duílio destacou a importante atuação do Comitê de Gestão de Crise composta por nove membros com direito a voto, contando com representantes de segmentos da sociedade, com poder de decisão sobre as ações que estão sendo realizadas para tentar voltar à normalidade com segurança. “Desde que flexibilizamos a abertura do comércio, fizemos tudo com muita cautela e com controle diário do diagnóstico. Temos uma população de 600 mil pessoas, temos 26 casos, 16 curados, sou um deles. Temos nosso boletim diário para informar à população e precisamos continuar bem, sair de casa só se for necessário, essa conscientização é importante”, alertou. Para o prefeito a parceria com as entidades tem sido fundamental neste momento. “É um trabalho de conscientização de todos os segmentos e sociedade. No mundo inteiro tivemos mais de 270 mutações do coronavírus e o poder público tem que fazer o seu papel. Nossos índices estão sob controle, se precisar de medidas mais severas, vamos tomar, tudo através do Comitê de Gestão de Crise”, enfatizou Duílio.

Entretanto, o prefeito chamou a atenção para outro problema grave que é a dengue hemorrágica tipo II, onde a prefeitura está retirando toneladas de entulhos para limpeza da cidade, o que exige, também, a conscientização da população. “Temos 1.079 casos confirmados, e quero agradecer nossos agentes de endemia que, apesar de todas as dificuldades que vêm tendo de acesso às residências, neste momento têm desenvolvido um excelente trabalho”, disse.

Ainda sobre a área da saúde, Duílio de Castro ressaltou que no Hospital Municipal não tem macas no corredor e que na UPA o atendimento melhorou muito com redução do tempo de espera para atendimento.

No que se refere ao funcionalismo público, Duílio ressaltou que fez a quitação de 14 folhas de pagamento, reajustou os salários, pagou rescisões e anunciou para segunda-feira, 01/06, a antecipação da folha de pagamento, visando o aquecimento da economia local. Questionado sobre a liberação de mais acertos, ele prefere não anunciar data, já que depende da arrecadação. “Tivemos queda grande de arrecadação, inclusive de ICMS e estamos esperando ajuda do governo federal, que ainda não chegou. Não temos de fazer uma previsão neste momento, mas é prioridade. Não gosto de antecipar sem ter dinheiro no caixa”, afirmou.

Respondendo a vários questionamentos sobre a reabertura de setores que ainda permanecem fechados, tais como, academias, autoescolas, igrejas e escolas, o prefeito esclareceu que vem reunindo com vários setores, mas que tudo é levado para decisão do Comitê de Gestão de Crise, que inclusive tem reunião sexta-feira (29).

No que se refere a escolas, o prefeito vai levar para o comitê a proposta de retorno a partir do dia 17 de junho o funcionamento dos turnos de 6º ao 9º das redes, municipal e particular, obedecendo regras sanitárias.

Já as igrejas, Duílio lembrou que todos os segmentos podem participar do comitê, porém não têm direito a voto. As igrejas têm como representante o pastor Adolpho. “Sou totalmente favorável às igrejas, já fui voto vencido no Comitê. Além da parte espiritual, os líderes religiosos são formadores de opinião, nos ajudam muito, até mesmo com atendimentos sociais, num momento de dificuldades como este que estamos vivendo”, destacou.

O prefeito defendeu ainda a necessidade de reabertura também das academias, respeitando os critérios de distanciamento e sanitários, e informou também que reuniu nesta semana com a classe artística, além de ter discutido a questão do transporte público que também enfrenta dificuldades. Sobre o transporte ele informou que tem estudos em andamento pela procuradoria do município para a busca de uma solução. “Não podemos quebrar a economia, temos que trabalhar na conscientização e contamos com as parcerias importantes da CDL e ACI. “Tudo com responsabilidade, mas precisa agir e sair de casa quando necessário, evitando aglomerações”, adverte o chefe do Executivo.

A criação do Conselho da Sociedade Organizada para administrar a cidade, também foi comemorada pelo prefeito como um importante avanço em termos de gestão. “Ele é formado por representantes da sociedade que vão, definir as ações e também preparar o orçamento participativo para escolha das obras a serem executadas. Vamos ter uma gestão compartilhada, modelo já utilizado em grandes cidades”, enfatizou.

O processo eleitoral também foi abordado durante a entrevista e o prefeito foi enfático: disse que está tentando implantar um modelo diferente além de trazer paz política. “Esse modelo velho de pagar para falar bem, acabou, precisamos dos órgãos sérios. Temos nove partidos, não estamos no momento de discutir isso, mas hoje, a prioridade é montar a cidade para enfrentamento da pandemia. Queremos sim, e já estamos trabalhando nas diversas frentes de obras para dar uma cara nova para a cidade, principalmente para torná-la uma cidade turística, considerando seu potencial, mas lamento que um projeto aguarde votação mais de 60 dias na Câmara Municipal para a construção de uma rotatória. Essa semana retiraram o projeto novamente, mas temos o apoio de entidades que vão sair em defesa desse projeto”, enfatizou.

Além disso, o prefeito anunciou para o dia 3 de junho, o início das obras de construção de um reservatório de água no Morro São João que vai resolver o problema da falta de água no município, além de gerar economia no gasto com energia elétrica, o que, segundo ele, vai resultar em mais recursos para outras obras na cidade. “Estamos com obras em várias regiões, na entrada da cidade, em vias de acesso, vamos iniciar várias outras em breve, além da operação tapa-buracos que temos acompanhado de perto e, quando não tem qualidade, encerramos o contrato e fazemos nova licitação. É o que vamos fazer com a empresa de tapa-buracos”, destacou.

Nas considerações finais o prefeito, passou uma mensagem de esperança para a população. “Estou fazendo o máximo, trabalhando mais de 18h por dia. Já avançamos muito, temos 259 bairros que tiveram estragos grandes com a chuva, estamos trabalhando para chegar em todas as regiões. Queremos que todos tenham orgulho da nossa cidade. É o que queremos e estamos trabalhando pra isso. Enquanto não tivermos a reforma política para um Brasil novo, muito difícil, porque hoje esse sistema no Brasil está falido”, finalizou.

Assista o programa na íntegra pela página do site SeteLagoas.com.br, ou ouça a reprise no domingo de 12h às 13h30 pela Rádio Eldorado AM 1300. O Programa Passando a Limpo vai ao ar ao vivo, toda sexta-feira a partir das 08h da manhã, com apresentação de Álvaro Vilaça e Wagner Oliveira.

 

Da Redação

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

julho 2020
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado