Destaques

Minas Gerais é o estado com o maior número de ações trabalhistas durante a pandemia 

Foto: Roberto Parizotti/ Fotos Públicas

Levantamento do Tribunal Superior do Trabalho, feito entre janeiro a abril deste ano, mostra que 1.700 ações trabalhistas foram abertas em razão da pandemia de covid-19, sendo 1.444 na 1ª Instância. Com 290 processos, Minas Gerais lidera o ranking. Em seguida aparece o Rio de Janeiro, com 202 ações.

Do total de reclamações trabalhistas que tem um assunto covid-19 em Minas, 184 tratam apenas da doença. A maioria dos pedidos é sobre verbas rescisórias (aviso prévio, multa de 40%, do FGTS, 13º proporcional  e saldo do salário).

Vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 3ª Região, com sede em Belo Horizonte, o desembargador Fernando Rios Neto explica que muitas ações são propostas por trabalhadores e sindicatos “pleiteando, por exemplo, afastamento, o trabalho em home office e também as devidas proteções que foram buscadas desde o início do distanciamento social decorrente da pandemia”.

O desembargador ressalta que muitos trabalhadores acionam a Justiça para liberar o fundo de garantia. “Acrescento agora mais recentemente a busca pelo saque do FGTS, alguns trabalhadores alegando a redução do salário ou a suspensão do contrato trabalho sem recebimento do salário e também há uma movimentação muito grande de trabalhadores autônomos, principalmente esses motoristas de aplicativos de transporte pleiteando a indenização por gastos que eles estão tendo com a necessidade de máscara e álcool gel, inclusive para os clientes”, disse o magistrado.

Fernando Rios Neto também percebe uma movimentação muito grande de empresas com base na medida provisória do governo que permitiu redução de salário com redução de jornada e a a suspensão do contrato de trabalho. “Empresas vieram pleitear a flexibilização de algumas liminares que impediam elas de se valerem dessa medida provisória”, explica.

Itatiaia

Avatar

Gleidson Almeida

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

julho 2020
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Gleidson Almeida

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado