Cidade Saúde Super Destaques

18 de Maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Divulgação/Ascom PMSL

Nesta segunda-feira, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial e, desta vez, por causa da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Sete Lagoas não realiza atividades nesta data, mas reforça seu apoio ao trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem importante atuação nesta área.

Tradicionalmente marcado por mobilizações, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial tem como foco a atenção humanizada, com base comunitária somada à reabilitação psicossocial. “A luta Antimanicomial é um movimento dos usuários, seus familiares e profissionais da Saúde Mental, que surgiu em decorrência da reforma psiquiátrica, visando a garantia de direitos, a reabilitação e inclusão social, rompendo com o modelo exclusivo de tratamento em hospitais psiquiátricos, como os antigos manicômios”, destaca Hemi Alica Duarte Lima Costa, coordenadora de Redes Assistenciais da Secretaria Municipal de Saúde.

Para atender ao público, existem três unidades, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Sete Lagoas são serviços que visam à liberdade e garantia de direitos dos portadores de doença mental, decorrentes ou não do uso de álcool e outras drogas. São eles: CAPSi – Atendimento a crianças e adolescentes, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas; CAPS II: Atendimento a adultos com transtornos mentais graves e persistentes; CAPSad-Álcool e outras Drogas: Atendimento aos usuários a partir de 14 anos de idade, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas.

Sete Lagoas ainda dispõe em sua rede de cuidados de uma Unidade de Acolhimento Adulto que oferece cuidados contínuos de saúde, com funcionamento 24 horas por dia, em ambiente residencial, para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas em acompanhamento no CAPSad. “São pessoas que apresentam acentuada vulnerabilidade social ou familiar e demandam acompanhamento terapêutico e protetivo de caráter transitório”, explica Hemi Alica.

Um vídeo produzido pela equipe do CAPSad mostra atividades realizadas durante o ano e tem como trilha sonora a música “Bruxas do Cemitério, de autoria de Weberth Ribeiro da Silva, que é paciente da unidade. O vídeo é uma homenagem à data celebrada nesta segunda-feira.

Para assistir o vídeo, clique aqui.

 

Ascom Prefeitura de Sete Lagoas

 
 

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2020
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Gleidson Almeida

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado