Cidade Saúde Super Destaques

Orientações para pessoas que tiveram contato com suspeitos ou confirmados de Covid-19 são divulgadas pela Secretaria de Saúde

Divulgação/Ascom PMSL

A equipe de infectologistas da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas orienta a população sobre as medidas a serem adotadas após contato com casos suspeitos ou confirmados para infecção pelo novo coronavírus (SARS-Cov 2).

De acordo com nota técnica produzida pela comissão de infectologia do município, com base em referências da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, todo paciente com sintomas respiratórios (tosse, coriza, congestão nasal, dor de garganta, falta de ar com ou sem febre) considerado caso suspeito ou confirmado de Covid-19 deve permanecer em isolamento respiratório por 14 dias após o início dos sintomas. O isolamento também deve incluir as pessoas que possuem contato domiciliar com quem apresentou sintomas. Se outro vírus for diagnosticado laboratorialmente, deve-se orientar o isolamento respiratório de acordo com o vírus isolado, mesmo não se tratando do novo coronavírus.

A nota trata, ainda, de pessoas que tiveram contato próximo com o paciente suspeito ou confirmado de Covid-19. De acordo com a comissão de infectologia, esse critério abrange pessoas que tiveram contato físico direto, contato desprotegido com secreções infecciosas ou contato por mais de 15 minutos a uma distância inferior a um metro do paciente infectado ou suspeito.

Assim, os contatos próximos também devem ser monitorados diariamente, por 14 dias, a partir do último contato com o caso suspeito ou confirmado. Em caso de surgimento de sintomas, a pessoa deve ser encaminhada, imediatamente, para avaliação médica nos serviços de referência (UPA 14 Horas ou Pronto Atendimento de referência do plano de saúde). Não é aconselhável procurar outros serviços de saúde, como postos de saúde ou consultórios médicos. Para os contatos próximos que não desenvolveram sintomas, não há indicação de quarentena.

A comissão de infectologistas lembra que é imprescindível seguir as recomendações atuais de distanciamento social, higiene das mãos, etiqueta da tosse e uso de máscara ao sair de casa.

Ascom Prefeitura de Sete Lagoas

Avatar

Gleidson Almeida

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

  • https://pt.calameo.com/read/001200430c3db474b9ef2

AGENDA

setembro 2020
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Gleidson Almeida

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado