Cidade Saúde Super Destaques

Sete Lagoas tem mais um óbito suspeito de Covid-19 descartado

De acordo com informações do boletim epidemiológico do Gabinete de Gestão de Crise contra o Coronavírus em Sete Lagoas desta segunda-feira, 4, o resultado do exame feito na paciente que foi a óbito na semana passada no Hospital Nossa Senhora das Graças foi divulgado hoje pela Funed e não apontou contaminação por Covid-19. Assim, a cidade segue sem óbitos confirmados.

Com alta de 1,94%, o número de notificações chegou a 839, dos quais 658 são considerados em investigação, 174 deram negativo e oito casos confirmados. Entre os oito casos positivos, está o prefeito Duílio de Castro. Apesar de ainda não ter recebido a autorização da Funed para divulgar os resultados dos exames realizados no laboratório montado no Unifemm pela Secretaria Municipal de Saúde, este caso específico, por se tratar do chefe do Executivo, foi incluído no boletim. Atualmente seis pacientes estão internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, esclarece que só foi possível tamanha rapidez na liberação do resultado do exame do prefeito porque Sete Lagoas é uma das poucas cidades do Brasil a investir na montagem de um laboratório próprio. “Enquanto a Funed, que atende todo o estado de Minas Gerais, processa uma média de 500 exames por dia para mais de 850 municípios, Sete Lagoas tem uma capacidade inicial para processar de 200 a 300 amostras diariamente, com resultados sendo liberados entre 24 e 48 horas após a coleta”, explica.

O resultado do exame do prefeito, que foi colhido na UPA 24 Horas, foi divulgado na última sexta-feira. No sábado, saiu a confirmação da contraprova. Na madrugada de sábado para domingo, como apresentou dificuldade para respirar, Duílio de Castro foi encaminhado por seu médico a um hospital particular da cidade. “Ele está sendo medicado, em bom estado, e aguarda alta hospitalar para cumprir o restante do protocolo de quarentena em isolamento domiciliar”, afirma o Dr. Flávio Pimenta.

O prefeito Duílio de Castro se manifestou em sua rede social no domingo. “Tive um pouco de falta de ar esta madrugada, fui para o hospital e estou sendo muito bem atendido. Estamos preparados para enfrentar o coronavírus, seja na Unimed, no Nossa Senhora das Graças, no Hospital Municipal ou na UPA 24 Horas. Temos toda uma estrutura montada, como o próprio laboratório que fizemos em parceria com o Unifemm, onde foram feitos os meus testes. Fica aqui o meu agradecimento a todos que estão em oração por mim. Podem ter certeza que vamos restabelecer o mais rápido possível e estaremos na Prefeitura administrando, tentando transformar a cara de Sete Lagoas, como as pessoas estão vendo”, agradeceu o prefeito.

Protocolo

O hotsite sobre o coronavírus da Prefeitura de Sete Lagoas divulgou hoje recomendações da equipe técnica de infectologistas da Secretaria Municipal de Saúde para quem teve contato recente com pessoas suspeitas ou positivadas para Covid-19. A nota técnica traz todas as informações sobre como agir e quando procurar atendimento médico. Você pode acessar o hotsite pelo www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus.

Ascom Prefeitura de Sete Lagoas

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2020
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Gleidson Almeida

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado