Cidade Saúde Super Destaques

Testes para diagnosticar Coronavírus devem iniciar ainda esta semana em Sete Lagoas

Com alta de 2,5% de ontem para hoje, o número de notificações do novo coronavírus em Sete Lagoas chegou a 755. Destes, 598 casos estão em investigação. Dos seis pacientes testados positivos para a Covid-19 na cidade, cinco já estão curados. Há agora 151 casos com resultados negativos. Das quatro pessoas que estavam internadas com a síndrome respiratória aguda grave na cidade, e que ainda aguardam a liberação de exame para coronavírus, uma já recebeu alta.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, o laboratório montado pela Prefeitura de Sete Lagoas e pelo Unifemm já começou a fazer os primeiros testes para calibragem dos equipamentos. “Todos os insumos necessários para a realização dos exames já chegaram. Uma máquina, que vai possibilitar a leitura de amostras em larga escala é esperada para hoje”, afirma.

Os profissionais responsáveis pelo laboratório já estão discutindo com a equipe técnica de infectologistas da Secretaria Municipal de Saúde os critérios para testagem que serão adotados na cidade. “Está sendo firmada uma parceria com o pesquisador Rodolfo Cordeiro, da UFMG, para que o laboratório de Sete Lagoas também faça testes rápidos. Assim, será possível detectar a Covid-19 em diferentes fases da doença”, explica Flávio Pimenta. A expectativa é de que até quinta-feira os resultados dos exames processados pelo laboratório local já possam começar a ser divulgados.

Flexibilização

A Procuradoria Geral do Município e uma equipe da Secretaria de Saúde ainda estão trabalhando nos últimos detalhes do decreto que deve ser publicado hoje, e que vai regular a reabertura gradual do comércio. “Aguardávamos as instruções do Governo do Estado com a publicação do programa Minas Consciente para adaptar as diretrizes estaduais à realidade do município de Sete Lagoas”, disse o prefeito Duílio de Castro.

Apesar da reabertura de parte do comércio, o Gabinete de Gestão de Crise reforça as recomendações de afastamento e isolamento social e de etiqueta respiratória como importantes e necessárias. “Somente saia de casa se for extremamente necessário e evite aglomerações. E se tiver que sair, lembre-se que o uso de máscaras é obrigatório em todo o estado de Minas Gerais, conforme determina a Lei 23.636”, recomenda a porta voz do Gabinete, Carolina Mendes.

No hotsite sobre o coronavírus da Prefeitura de Sete Lagoas é possível consultar os dados estatísticos e todas as informações já produzidas sobre a pandemia na cidade. Acesse www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus.

Ascom Prefeitura de Sete Lagoas

Eldorado1300

AGENDA

outubro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado