Cidade Saúde Super Destaques

Laboratório instalado em Sete Lagoas terá capacidade de processar até mil exames de coronavírus por dia

Prefeito Duílio de Castro visitou laboratório quando foi acompanhado pelas pesquisadoras Valéria Fernandes e Ana Pinheiro.

O número de notificações de casos suspeitos do novo coronavírus em Sete Lagoas subiu 5,28% e chegou a 605, com 502 casos em investigação sendo acompanhados pela Vigilância epidemiológica, quatro casos positivos e 99 negativos. Sete pacientes estão internados com síndrome respiratória aguda grave e aguardam resultados de exames.

A partir da próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde já espera contar com o reforço do laboratório que está sendo montado no Unifemm. De acordo com a farmacêutica Ana Cristina Pinheiro, idealizadora do laboratório e responsável pelo time de pesquisadores da UFMG que fará as análises, os resultados passarão a ser divulgados em até 48 horas após a coleta. “Vendo a dificuldade crescente da captação de recursos para fazer exames, e uma demanda alta, e acreditando que o melhor meio é a testagem, como sou pesquisadora, reuni um grupo de pesquisadores e eles, em solidariedade, abraçaram a causa de vir a Sete Lagoas para realizar esses testes. São testes bem comuns para quem trabalha com pesquisa, chamados RT-PCR”, explica.

A expectativa é de que os pesquisadores comecem analisando 200 amostras por dia. “Gradativamente, quando alcançar sua capacidade plena, espera-se que o laboratório consiga processar em torno de mil amostras diariamente”, conta Ana Cristina. Tudo feito com recursos próprios da Prefeitura.

Doações
Muita ajuda tem chegado para as equipes que trabalham na linha de frente do combate ao novo coronavírus em Sete Lagoas. Além do alojamento montado pelos hotéis do Grupo Uai, a PepsiCo, Hiper Santa Helena e a Jota Kasa estão fornecendo alimentação para os pesquisadores, e a Real Color Fotografia e Cerimonial cedeu as malhas para montagem das tendas do laboratório. No entanto, a lista de empresas que têm colaborado com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde não para de crescer, não só em artigos para o laboratório, como também para unidades de saúde, como a UPA e o Hospital Municipal (veja lista no fim da matéria).

“Os recursos da Prefeitura e da Secretaria estão sendo concentrados na compra de insumos, equipamentos e contratação de serviços indispensáveis neste momento de crise. Sabemos da nossa responsabilidade e o quanto a população espera que a cidade esteja preparada, caso um pico alto de casos chegue. Isso só fortalece nosso senso de responsabilidade na gestão dos recursos públicos, então, toda ajuda que chega, nos permite ser mais assertivos e objetivos na gestão destes recursos. Somos profundamente gratos a todas as pessoas e empresas que estão fazendo parte desta luta ao nosso lado”, agradece o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta.

Visita
O prefeito Duílio de Castro visitou, na manhã desta sexta-feira, 17, as instalações do laboratório, em fase final de conclusão. De acordo com o líder do Executivo, trata-se de uma estrutura modelo para o estado. “A partir dos resultados apresentados, o comitê gestor de crise terá condições de tomar decisões fundamentadas, baseadas na realidade, uma vez que a Funed não está com capacidade, já que atende ao estado inteiro. Agradecemos imensamente à Unifemm pelo espaço, à Embrapa pelos equipamentos, ao Grupo Uai pelo alojamento, aos pesquisadores da UFMG e a todos os servidores da saúde envolvidos nesse projeto”, destacou. “Lembrando que este laboratório conta, além destas parcerias, com recursos próprios da Prefeitura, sem qualquer investimento estadual ou de emenda parlamentar”, frisou o prefeito.

Pessoas Físicas:
Água mineral – 99 fardos com 12 unidades de 500 ml
Leite – 83 caixas com 12 unidades
Biscoito – 82 pacotes
Bolos – 24 unidades
Cesta Básica – 55 unidades (campanha solidária)
Cama Beliche, fraldas, copos descartáveis, material de higiene, máscaras artesanais, pães.
Obs: Vários anônimos, Mãos Amigas, Corrente para o Bem, ACI na pessoa de Heloisa Froes e voluntárias que doaram máscaras.

Pessoas Jurídicas:
SAAE: 58 caixas com 60 copos de 200ml de água
SDFLC Leagel: 20 fardos de 500ml de água, 20 caixas com 12 unidades de leite e 20 caixas de biscoito
Fox Car: 4 fardos de 500ml de água, 2 caixas com 12 unidades de leite e 36 pacotes de biscoito
OAB: 1 caixa com 60 unidades e e 7 fardos com 12 unidades de 200ml de água, 16 caixas com 12 unidades de leite, 9 caixas com 9 pacotes de biscoito e 11 bolos
Kátia Santos: intérprete de Libras cedida pelo Centro de Assistência aos Surdos de Sete Lagoas (CASSEL).
Link7: internet banda larga para os pesquisadores
Carmo Veículos: 100 fardos de água mineral 500ml
Associação: 100 fardos de água mineral 500ml
Sabor e Aroma: 20kg de café
Superm. Sto Antônio: 50 unidades de espuma asseptgel – 5L cada
Superm. Sta Helena: Copos descartáveis e 8 fardos de 500ml de água
AVG Siderurgia: doação de R$ 20 mil, através das Voluntárias AVHOM
Sodecia Siderurgia: Aluguel de dois containeres
AMBEV: máscaras e material médico hospitalar

Obs: toda forma de ajuda e doação acontece através das voluntárias – AVHOM, que mesmo de casa não pararam com o trabalho em prol do Hospital Municipal. Telefone da AVHOM: (31) 3776-5411.

Renato Alexandre

Prefeitura de Sete Lagoas

Assessoria de Comunicação Social

 

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2020
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado