Cidade Super Destaques

Quase 15 mil idosos já foram vacinados contra a gripe em Sete Lagoas

vacinacao

http://nancynorthcott.jim-mcdonald.net/tag/savannah-ga Grupos prioritários foram reclassificados com inclusão de caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo

A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, colocou em prática estratégias especiais para a campanha de vacinação contra a gripe em Sete Lagoas. O planejamento diferenciado foi necessário para evitar a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde, manter o isolamento domiciliar e, principalmente, proteger o público alvo da primeira fase que está incluído em grupos de risco.

O Ministério da Saúde antecipou o calendário desta imunização e, em Sete Lagoas, a vacinação começou no dia 24 de março. Até o dia 15 de abril, o grupo prioritário envolve idosos acima de 60 anos e profissionais que atuam na Saúde. A Secretaria de Saúde está realizando a vacinação em domicílio e inovou, disponibilizando dois pontos para aplicação das doses por drive thru, quando os idosos não precisam descer dos veículos. Neste segundo caso, as equipes trabalharam nos estacionamentos da Unifemm e da Faculdade Santo Agostinho.

A proposta da Secretaria de Saúde foi acertada, levando em consideração o último balanço divulgado, que compreende as doses aplicadas até o dia 1º de abril. Até este dia foram vacinados 14.110 idosos, o que compreende 63,52% dos 22.213 que devem ser imunizados em Sete Lagoas. Já dos 4.992 profissionais da Saúde, 1.625 receberam as doses, um percentual de 32,55%.

A meta estabelecida pelo Governo Federal é imunizar 90% do público alvo. “Para os hospitais onde existe atendimento de pacientes suspeitos do coronavírus, foram enviadas doses e os profissionais estão sendo vacinados no local. Outros estão procurando as unidades de saúde. Até o momento não foram computados no balanço a vacinação dos profissionais da UPA, Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital da Unimed, por isso neste balanço o percentual está baixo para este público”, explica Guilherme Menezes, referência técnica em imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

DRIVE THRU

Desde o dia 24, a Secretaria de Saúde disponibilizou a vacinação pelo sistema drive thru que, no primeiro momento, foi no estacionamento do Unifemm, no bairro Santo Antônio. Em seguida, devido à grande procura, o serviço também passou a ser oferecido no estacionamento da Faculdade Santo Agostinho, no Jardim Europa. Porém, com o ótimo fluxo vacinal, a demanda diminuiu consideravelmente e, por isso, esta modalidade voltou a ser concentrada no Unifemm, sempre às terças e sexta-feiras. Na próxima sexta-feira, como será feriado nacional, não haverá este atendimento.

GRUPOS RECLASSIFICADOS

O Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde mudou a composição dos grupos prioritários da vacinação. Pessoas ligadas ao sistema prisional, por exemplo, passam a integrar a segunda fase, onde também foram incluídos caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo. Já professores das escolas públicas e privadas passam para a terceira fase.

Confira o cronograma:

1ª fase, de 24 de março a 15 de abril

Grupos prioritários: idosos acima de 60 anos e profissionais da Saúde.

2ª fase, de 16 de abril a 8 de maio

Grupos prioritários: profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e portuários.

3ª fase, de 9 a 22 de maio

Grupos prioritários: professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Ascom/prefeitura municipal

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

maio 2020
D S T Q Q S S
« abr    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.