Saúde

Água e sabão são as principais armas contra o coronavírus

lava-mao-foto-carlos-poly-716x393

Todas as atenções do mundo estão voltadas para a luta contra o novo coronavírus (Covid-19) e um cuidado de higiene é fundamental para evitar pegar a doença e propagar o vírus: lavar corretamente as mãos com água e sabão.

Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Dados mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses.

No entanto, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 40% da população mundial, ou 3 bilhões de pessoas, não têm lavatório com água e sabão em casa e quase três quartos das pessoas nos países menos desenvolvidos não têm instalações básicas para lavar as mãos em suas residências.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Marcus Vinícius Polignano, é médico e professor da UFMG com mestrado em Epidemiologia e doutorado em Pediatria Social. Ele chama atenção para a importância de preservarmos as águas em quantidade e qualidade. “Vivemos um momento de crise na saúde mundial e a higiene das mãos com água e sabão tem se mostrado o principal combate contra o coronavírus. Mais uma vez, é importante conscientizar as pessoas sobre a importância de termos água em quantidade e qualidade na luta contra o vírus e para mantermos nossas vidas”.

48759827822_7b4d135618_b

Marcus Vinícius Polignano, presidente do CBH Rio das Velhas

Melhorar, em qualidade e quantidade, as águas do Rio das Velhas é um dos principais objetivos do Comitê que realiza a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Diante disso, por meio dos recursos arrecadados com a Cobrança Pelo Uso da Água, desde 2011 até 2019, o Comitê já investiu mais de R$ 42 milhões com a contratação de projetos e estudos, visando melhorias na bacia.

Cuidados com o coronavírus ao retornar para casa

Alguns cuidados extras são importantes para evitar a contaminação e a transmissão do vírus, sobretudo ao retornar para casa, seja para quem trabalha ou para quem precisou fazer compras. Confira 10 dicas de cuidados essenciais ao retornar para casa:

1 – Tire as roupas e calçados no quintal (deixe sempre uma muda de roupa pronta ao sair);
2 – Se precisar trazer as roupas para dentro, coloque-as em um saco plástico;
3 – Se possível, lave as mãos na área externa da casa;
4 – Se não puder lavar as mãos antes de entrar, evite tocar nas coisas antes de lavar as mãos;
5 – Não cumprimente crianças, cônjuges ou outras pessoas que morem na casa antes de trocar de roupa e lavar as mãos;
6 – Se possível, tome banho assim que chegar;
7 – Desinfete celular, chaves e cartões bancários com álcool a 70%;
8 – Mochilas e bolsas de uso diário devem ficar em uma caixa, na área externa da casa;
9 – Limpe as embalagens que trouxe com solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água);
10 – Lave alimentos com água e sabão e os deixe 10 minutos imersos em solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água).

Confira o vídeo do Instituto Butantan que orienta sobre a forma correta de lavar as mãos e prevenir contaminação.

Quarentena causa melhoria na qualidade do ar na China e Itália

A pandemia de coronavírus tem causado efeitos inesperados no meio ambiente. A emissão de poluentes despencou conforme os países fecham fábricas, lojas e escolas e tiram meios de transporte das ruas. Em países paralisados pelo coronavírus, a população respira melhor graças à redução da poluição do ar, mesmo que ainda seja muito cedo para medir os efeitos a longo prazo.

Cientistas ponderam que não há motivo para comemoração, pois temem que a população acredite que a preservação ambiental só é possível diante de uma crise sanitária e econômica. No entanto, esperam que, quando a situação voltar ao normal, os governos percebam a importância de investir em sustentabilidade.

Na China, a liberação de dióxido de nitrogênio (NO2), um gás poluente, despencou 25% entre janeiro e fevereiro, quando mais de 40 milhões de pessoas cumpriam quarentena. A produção industrial foi paralisada em muitas regiões do país. No dia 04 de março, a NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) divulgou imagens de um satélite que flagrou como a presença de dióxido de nitrogênio, um gás poluente, praticamente desapareceu sobre a nação.

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:

Eldorado1300

AGENDA

abril 2020
D S T Q Q S S
« mar    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Linda Martins

Linda Martins

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.