Esporte

FMF admite chance de novo adiamento, mas descarta empurrar Mineiro para 2021

Campeonato Mineiro 2020 foi paralisado devido ao coronavírus (Foto: Agência i7/Mineirão)

Federação diz que tem ‘gordura’ para terminar competição ainda em 2020

A pandemia de covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, mudou a rotina da população brasileira. A ordem é evitar aglomerações e reforçar a higiene pessoal para minimizar o risco de contrair a infecção que pode levar o indivíduo à morte. No futebol, competições estaduais e nacionais foram suspensas, e os atletas liberados das atividades de seus clubes. Enquanto isso, torcedores procuram saber sobre quando tais eventos esportivos poderão ser novamente realizados com segurança.

Em contato com o Superesportes, o diretor de competições da Federação Mineira de Futebol, Leonardo Barbosa, afirmou que a intenção é retomar o Campeonato Mineiro na quarta-feira, 8 de abril, e encerrar a primeira fase provavelmente no domingo, 12, definindo assim os classificados às semifinais e os rebaixados ao Módulo II. O torneio foi paralisado antes da 10ª rodada, inicialmente prevista para os dias 21 (sábado) e 22 (domingo) de março.

“Nosso planejamento hoje é voltar no dia 8 de abril. Se isso for possível, conseguimos completar a primeira fase na quarta e no domingo. E a fase final tenho a possibilidade de prolongar, porque as equipes que disputam semifinal e final terão espaço no calendário. Ainda temos gordura, estamos num cenário razoável. Porém, se houver uma proporção maior (da paralisação), precisaremos encontrar solução para todo mundo”.

Uma das possibilidades que a FMF considera é agendar algum mata-mata para datas da Copa Libertadores, da qual nenhum clube mineiro é participante. Já o Troféu Inconfidência, disputado por times que terminarem do quinto ao oitavo lugar, pode ser cancelado, a depender dos interesses de quem estiver envolvido no torneio.

Leonardo Barbosa ressaltou que a data 8 de abril foi colocada apenas como referência para a programação das equipes, podendo as autoridades, nos próximos dias, ordenarem a manutenção da interrupção. “Recomendamos aos representantes se organizarem para solicitar o retorno dos jogadores no fim de março, mas isso pode ser alterado se o Governo determinar a ampliação da paralisação”.

Apesar dos empecilhos enfrentados, a Federação não cogita a hipótese de cancelar o Campeonato Mineiro ou adiar as fases finais para 2021. “Nunca pensamos em empurrar para o ano que vem. Acreditamos que terminaremos a competição normalmente em 2020”, garantiu Barbosa. A entidade também deve tomar medidas para prestar auxílio aos clubes do interior que porventura necessitarem prolongar contratos de seus jogadores.

No momento, o Mineiro 2020 tem o América como líder, com 21 pontos, seguido por Tombense, 19; Atlético, 18; e Caldense, 17. O Cruzeiro é o quinto, com 14. Abaixo aparecem Patrocinense, 12; Uberlândia, 11; URT, 11; Boa, 8; e Coimbra, 7. Estão na zona de rebaixamento Villa Nova, com 4, e Tupynambás, que soma apenas 3.

Os quatro mais bem colocados da primeira fase do estadual avançam às semifinais, que acontecerão em duelos de ida e volta. O time de melhor campanha terá a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, além de fazer a segunda partida em seu estádio. A mesma regra será aplicada na decisão.

10ª rodada do Campeonato Mineiro

Tupynambás x Caldense

Cruzeiro x URT

Coimbra x Tombense

Uberlândia x Villa Nova

América x Atlético

Patrocinense x Boa

11ª rodada do Campeonato Mineiro

Tombense x Uberlândia

Caldense x Cruzeiro

Boa x Tupynambás

Atlético x Patrocinense

URT x América

Villa Nova x Coimbra

Superesportes

Eldorado1300

AGENDA

dezembro 2020
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Gleidson Almeida

Avatar

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado