Super Destaques

Consumo de álcool tem maior número de atendimentos pelos bombeiros no carnaval

Foliões levaram a própria bebida durante o carnaval (foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press)

Corpo de Bombeiros criou batalhão específico para o feriado e aumentou ações de planejamento e prevenção

Durante os quatro dias de folia em Belo Horizonte, de todas as ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, 73% foram atendimentos relacionados ao consumo de álcool ou outras substâncias.

“A maioria das ocorrências foram casos corriqueiros. O que nos assustou foi o consumo excessivo de álcool, principalmente em pessoas entre 16 e 25 anos”, explica o capitão Fellipe Augusto Maciel.

Ao longo de todo o período carnavalesco, os bombeiros – com o reforço no número de efetivo e viaturas – desenvolveram atividades de prevenção e combate a incêndio e pânico em blocos e eventos de carnaval.

A corporação destaca a preparação e alinhamento com órgãos públicos e organizadores de blocos em relação aos cortejos carnavalescos.

“O sucesso do carnaval se deve ao planejamento e prevenção. Temos uma instrução específica para tratar dos blocos de carnaval. Por ser uma manifestação popular, é muito difícil a gente mensurar os itens de segurança, mas de forma antecipada fizemos reuniões com os organizadores e deu tudo certo”, disse o bombeiro.

Neste ano, o Corpo de Bombeiros criou o Batalhão Carnaval, com mais de 700 empenhos de militares, que atuou de forma intensa em Belo Horizonte, onde se concentrou o maior público do estado.

No interior de Minas Gerais, mais de 3.400 bombeiros militares foram mantidos em pontos-base estrategicamente posicionados em balneários, cachoeiras e locais de concentração de banhistas, rodovias e locais de concentração de público, agindo de forma preventiva e reduzindo o tempo resposta em lugares de maior probabilidade de ocorrências de afogamentos, acidentes de trânsito e incêndio e pânico.

Atendimentos no carnaval

Dados referentes ao prazo de 21 a 25 de fevereiro:

Prevenção

Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Corpo de Bombeiros fez aproximadamente 100 vistorias em blocos de carnaval.

Ocorrências

O Corpo de Bombeiros atendeu um total de 3.921 ocorrências em todo estado. As principais ocorrências foram de atendimento pré-hospitalar (APH), em destaque para o uso excessivo de álcool, busca e salvamento e acidentes de trânsito.

Afogamentos

O número de ocorrências de afogamento e princípio de afogamento reduziu no estado. Em 2020, foram registradas 6 ocorrências dessas naturezas, já, em 2019, foram registradas 10 ocorrências.

Estado de Minas

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2020
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Gleidson Almeida

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado