Destaques

Governadores de 22 estados discutem ICMS dos combustíveis em Brasília

(foto: Fernando Lopes/CB/D.A Press)

Governadores e os secretários estaduais da Fazenda já se manifestaram contra a proposta de baixar o preço da gasolina e do óleo diesel

Governadores de 22 estados brasileiros se reúnem nesta terça-feira (11/2) em Brasília para discutir temas de interesse dos estados como o pacto federativo, o novo Fundeb, o fundo de segurança nacional e também os impostos dos combustíveis. Essa última questão, por sinal, deve dominar a pauta da reunião, por conta do “desafio” que o presidente Jair Bolsonaro fez na semana passada para os estados com o intuito de zerar os impostos dos combustíveis.

Os governadores e os secretários estaduais da Fazenda já se manifestaram contra a proposta de Bolsonaro de baixar o preço da gasolina e do óleo diesel. Eles argumentam que o ICMS dos Combustíveis corresponde a 20% de tudo que os estados arrecadam com o ICMS e, por isso, não poderia ser renunciado de uma hora para outra como propôs Bolsonaro. Nesta terça, os governadores devem, portanto, elaborar uma posição formal sobre o assunto.

“O debate virá porque houve um intenso debate nas redes sociais e esse debate foi muito superficial, superficial de uma forma que não orienta a sociedade. Precisamos colocar o assunto na posição que ele merece. Isso deve ser chamado de forma equilibrada”, afirmou o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, reclamando, como já havia feito o governador de São Paulo, João Doria, que nem o presidente Bolsonaro, nem o ministro da Economia, Paulo Guedes, chamaram os estados para discutir o assunto ainda.

“Se o governo quer de fato tratar do ICMS dos combustíveis, é bom que o ministro Paulo Guedes converse com os governadores sobre esse tema porque o governo federal detém, o presidente Jair Bolsonaro fica com quase 70% de toda a arrecadação do Brasil. Então, quem tem que ter o protagonismo de apresentar alguma proposta sobre os combustíveis é o próprio presidente, é o governo federal”, provocou Casagrande.

Fonte: Estado de Minas

 

Redação Redação

Redação Redação

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

fevereiro 2021
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Redação Redação

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado