Cidade Pets Saúde Super Destaques

Projeto ‘Voz’ promove castração gratuita com meta de atender 15 mil cães de rua

Maria Paula, proprietária da veterinária AMAR, participou do programa Bom Dia Eldorado  nesta terça-feira (04) abordando um tema de relevância, saúde pública e proteção aos animais. Fundadora do projeto VOZ, qe tem como lema: Castre, adote, cuide e ame, pretende com o apoio de parceiros, controlar a reprodução canina de rua, muitas vezes abandonados e vítimas de maus tratos.

“Infelizmente, esses animais em situação de risco, a probabilidade à sobrevida dele é muito maior porque não tem controle populacional”, afirmou Maria Paula.

Segundo a veterinária, existe uma extimativa de que Sete Lagoas possua nas ruas cerca de 60 mil cachorros. Por essa população numerosa e para coibir uma crescente alarmante nesse número Maria Paula convidou amigos para ajudá-la quanto a realização de uma castração em massa, com açoes que podem acontecer sem a necessidade do poio do poder público, que segundo ela, trata a situação com descaso.

Maria Paula doou em princípo três 3mil castrações, e sua meta é chegar a 15 mil fêmeas castradas. Ela relatou que as castrações são realizadas nas fêmeas por elas entrarem no cio e atrair os machos, ou seja, castradas o coito é evitado e a  proliferação descontrolada inexiste. Ela conta ainda que castrar os machos é mportante, mas se a fêmea entra no cio, outros cães não castrados poderão reproduzir, daí a aimportância do foco da campanha nas fêmeas.

O projeto já realizou 900 castrações no Brreiro e Cidade de Deus e a próxima etapa deve contemplar os bairros JK, Planalto, Alvorada e Titamar. em seguida Goiabeiras, Estiva e Silva Xavier, tudo feito com cuidado e carinho, em castra móvel e com veterinários credenciados.

“Não existe uma lei que obriga o município a fazer o controle populacional de cães com castramóvel, mas a zoonoses também é responsável por isso, mas ainda não é suficiente, infelizmente na política ainda as coisas não acontecem da forma que deveria. E aí nós resolvemos assumir esse trabalho. O projeto Voz veio com um conjunto de pessoas que acreditam que Sete Lagoas pode ser modificada pela ação da população e não esperar o poder público fazer”,  relatou a veterinária.

Maria Paula alerta que o cidadão que vir uma cadelinha cruzando, pode entrar em contato com o projeto imediatamente pelo (31) 99282-1924, pois é possível que num prazo curto seja possível realizar a castração.

“Quem quiser se voluntariar para poder cuidar dos animais de rua, mande um direct no Instagram ou então mande um WhatsApp no número (31) 99280-2924 e 99282 e 1924, mande uma mensagem para mim ‘eu posso cuidar de um animal de rua’, é uma coisa importante.Ttambém se alguém viu uma cachorrinha cruzando avisa para a gente, porque são eles que realmente a gente não consegue ter muito controle, assim como da população carente que vai para rua e acaba reproduzindo”, alertou a veterinária.

Cotato do projeto 99282-1924 ou pelo Instagram @vozprojeto

Da Redção

 

 

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2020
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado