Destaques

Mil famílias deixam casas após transbordamento do rio das Velhas em Raposos

Imagens mostram como o rio está a centímetros de atingir a única ponte de Raposos Foto: Reprodução/WhatsAppa

A única ponte da cidade está parcialmente interditada por órgãos ligados à prefeitura; a qualquer momento o rio pode inundá-la

Cerca de mil famílias acordaram assustadas com água e barro invadindo suas casas nos pontos mais baixos de Raposos, na região metropolitana de Belo Horizonte, no início da madrugada desta sexta-feira (24). Ainda não há o número confirmado de moradores desalojados e retirados de suas casas às pressas pela prefeitura do município.

A situação é tão preocupante na cidade invadida pelas águas do rio das Velhas ao longo de toda a noite que foi decretada, agora pela manhã, calamidade pública. De acordo com relatos, as pessoas retiraram de seus imóveis alguns objetos pessoais e eletrodomésticos que conseguiram carregar. No entanto, pouco sobrou. Nesta manhã, famílias são realocadas temporariamente pelos órgãos municipais.

Chove ininterruptamente em Raposos desde o início da manhã de quinta-feira (23). Sem trégua, o volume de água do rio das Velhas subiu ao longo de todo o dia e, na madrugada, transbordou para fora das margens e invadiu as casas mais próximas à beira. Residências do bairro Várzea do Sítio são as que estão em situação pior, neste determinado ponto do município, todas as 300 famílias precisaram ser evacuadas.

“A chuva começou ontem de manhã (quinta-feira) e até agora não parou. Começou (o rio a invadir as casas) era 1h30 da manhã, quando a população começou a sair de casa e tirar todos os móveis. A situação é pior no bairro Várzea do Sítio, todas as casas do bairro ficaram alagadas”, reforça o enfermeiro Caio Guilherme, 25.

Além do bairro citado, as regiões do Barracão Amarelo, Matadouro, Ponte de Ferro e Centro também acabaram intensamente atingidas pelas inundações.

Não bastassem as tragédias nesta parte da cidade, também há registros de deslizamento de terra nos bairros localizados à região mais alta do município. A única ponte da cidade está parcialmente interditada pela Defesa Civil de Raposos, posto que a qualquer momento a estrutura pode ser invadida pelo rio. Imagens registradas por moradores mostram que a bacia hídrica está a poucos centímetros de atingir a base da ponte.

Diante da situação, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estão cadastrando todas as famílias atingidas e desalojadas. Moradores que precisaram sair às pressas de suas casas estão sendo encaminhados para escolas próximas ou para a casa de familiares que possam abrigá-los temporariamente.

Ruas estão alagadas desde a madrugada na cidade. Foto: Caio Guilherme/Webrepórter
Ruas estão alagadas desde a madrugada na cidade.
Foto: Caio Guilherme/Webrepórter

Fonte: O Tempo

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2020
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Gleidson Almeida

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado