Super Destaques

Casos suspeitos já somam 17 e Backer é obrigada a fazer recall dos 21 rótulos

Captura de tela do site da Backer com algumas das marcas da empresa — Foto: Site oficial da Backer

O número de casos notificados da síndrome nefroneural, supostamente provocada por ingestão de cerveja contaminada, já chega a 17 em Minas. A suspeita é de intoxicação por dietilenoglicol (DEG), substância encontrada em amostras da Belorizontina. O rótulo é um dos 21 da cervejaria mineira Backer, intimada ontem pelo Ministério da Agricultura a fazer recall de todas as marcas produzidas desde outubro do ano passado.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até agora somente quatro dos 17 pacientes tiveram confirmação da doença, ainda desconhecida, após a realização de exames, o que não permite cravar a relação entre o consumo da bebida e o surgimento de sintomas como insuficiência renal e distúrbios neurológicos.

Inicialmente, o DEG foi identificado pela Polícia Civil em dois lotes da Belorizontina, que começaram a ser recolhidos na semana passada. Uma nova diligência apontou o comprometimento de um novo lote do rótulo, além da presença da toxina em um dos tanques da fábrica – localizada na região Oeste de BH – o que levou o Ministério da Agricultura (Mapa) a determinar a retirada preventiva da Backer do mercado para “preservar a saúde dos consumidores”.

A empresa já recorreu à Justiça. Em nota, reitera que não faz uso de dietilenoglicol no processo produtivo e que o episódio apurado pelas autoridades limita-se à Belorizontina, “não tendo qualquer relação com os demais rótulos” porque o processo de produção seria independente.

Na sexta-feira, o Ministério já havia realizado o fechamento cautelar da fábrica, bem como a apreensão de 139 mil litros de cerveja engarrafada e 8.480 litros de chope. Também foram lacrados tanques e demais equipamentos de produção.

Vale esclarecer que, apesar da determinação do recall, o Ministério reforçou que até o momento só foram encontrados vestígios de substâncias tóxicas na Belorizontina. Demais bebidas da Backer inda estão sendo analisadas. Segundo a pasta, medida é para que “seja descartada a possibilidade de contaminação”.

Casos suspeitos já somam 17 e Backer é obrigada a fazer recall dos 21 rótulos

Preocupante

O avanço da síndrome preocupa as autoridades de saúde no Estado. Até então, a enfermidade parecia acometer apenas homens. Ontem, porém, foi anunciado o primeiro registro de uma mulher.

A decisão do Ministério ocorreu no mesmo dia em que Polícia Civil encontrou dietilenoglicol e monoetilenoglicol – clique aqui e veja a diferença – em um tanque de resfriamento da fábrica. Não se sabe se o produto teve contato com as cervejas. Nova vistoria deve ser feita hoje.
Na nota divulgada à imprensa, a Backer confirmou o uso exclusivo do monoetilenoglicol. Empresa faz análises próprias e perícia independente.

Confira os 21 produtos que devem ser recolhidos:

Backer Pilsen
Backer Trigo
Backer Pale Ale
Bakcer Brown
Medieval
Pele Vermelha
Bravo
Exterminador de Trigo
Três Lobos
Capitão Senra
Corleone
Tommy Gun
Diabolique
Backer Pilsen Export
Backer Bohemia Pilsen
Julieta
Backer Reserva do Proprietário
Fargo 46
Cabral
Cacau Bomb
Belorizontina

A forma como os produtos serão recolhidos ainda será divulgada pela empresa. O Mapa não detalhou se houve determinações quanto ao prazo e a forma de retirada de circulação.

 

Fonte: Hoje em Dia

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2020
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Gleidson Almeida

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado