Cidade Super Destaques

Sete Lagoas ocupa a sétima posição no Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local

Divulgação Sebrae

Objetivo é oferecer a empreendedores e gestores públicos subsídios para a tomada de decisões

O Sebrae Minas lançou o site Identidades Territoriais (www.inteligencia-sebraemg.com.br/), que reúne os principais dados territoriais, setoriais e socioeconômicos dos municípios mineiros. O objetivo é oferecer a empreendedores e gestores públicos subsídios para entender a realidade local, as potencialidades e oportunidades de atuação para estimular o desenvolvimento econômico.

Sete Lagoas ocupa a sétima posição no ranking de Minas Gerais no Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local e a 118ª posição no ranking Brasil. Os materiais disponibilizados no site estão separados em quatro grupos: Identidades Setoriais, Dados Territoriais, ISDEL (Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local) e Dados Socioeconômicos.

Nas Identidades Territoriais estão agrupados dados econômicos (PIB, massa salarial, potencial de consumo urbano, arrecadação por setor etc), de infraestrutura, demográficos (grupos etários, por gênero, etc), sociais (IDH, taxa de alfabetização e outros) e empresariais (número de empresas, porte, taxa de empreendedorismo, diversificação produtiva).

O ISDEL é o índice do Sebrae Minas que sintetiza dados sobre as cinco dimensões responsáveis por promover o desenvolvimento econômico local: Capital Empreendedor, Tecido Empresarial, Governança para o Desenvolvimento, Organização Produtiva e Inserção Competitiva. Essas dimensões orientam a abordagem DEL, do Sebrae, para a melhoria do ambiente de negócios nos municípios mineiros.

No total, são 135 indicadores e variáveis de fontes oficiais reunidos no ISDEL. “Este índice é uma régua que permite identificar forças e fragilidades de cada município, comparar realidades entre territórios com características similares, além de auxiliar na tomada de decisões, planejamento e busca de oportunidades para o crescimento sustentável”, explica Felipe de Melo, gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas.

Pequenos negócios em Minas Gerais

 

Mais de 99% dos negócios em Minas Gerais são de micro e pequeno porte. São mais de 2 milhões de empreendimentos, entre Microempreendedores Individuais (MEI), Micro e Pequenas Empresas (MPE) e produtores rurais. A distribuição das empresas por porte e setor, empregos gerados e comparativos de MEI e MPE por setor podem ser acessados em https://bit.ly/dados2019.

  

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

janeiro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado