Agenda Cultural Cidade Destaques

Vem aí o quinto Fórum Municipal de Cultura de Sete Lagoas

Erik Krulikowski - “Economia Criativa e Desenvolvimento Local”

Fórum vai debater políticas públicas para a cultura de Sete Lagoas

O ex-coordenador geral do Plano Nacional de Cultura do extinto Ministério da Cultura (MinC), João Pontes, será um dos participantes do Quinto Fórum Municipal de Cultura de Sete Lagoas, marcado para os dias 25 e 27 deste mês na Casa da Cultura, de segunda a quarta-feira próximas. Além dele, outras importantes referências que refletem e militam na área cultural contemporânea vão falar para o público sete-lagoano: o professor e consultor Erik Krulikowski,  o maestro Lindomar Gomes e a especialista em planejamento e gestão cultural Maria Helena Cunha.  A realização é do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. O Fórum terá entrada franca e as inscrições podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br .

O Quinto Fórum de Cultura de Sete Lagoas foi criado com o objetivo de discutir as políticas públicas culturais, com ênfase na recém-criada Lei de Incentivo Municipal  (lei 5187) e do Fundo Municipal de Cultura (lei 5068), cuja implementação contribuirá para o fomento de projetos artísticos e culturais, além de ser uma meta prevista no Plano Municipal de Cultura (lei n° 8573 de 1° de junho de 2016 que trata do sistema de financiamento à cultura). “É preciso mobilizar sociedade civil, empresariado, poder público e agentes da cultura para discutirmos as políticas públicas culturais como um caminho para o crescimento e desenvolvimento da sociedade sete-lagoana em todas as suas dimensões, sejam econômicas ou sociais”, destaca a presidente do Conselho de Cultura, Celenia Tavares.

O Fórum terá início na tarde do dia 25, segunda-feira, das 14h às 17h, quando  Erik Krulikowski vai abordar o tema “Economia Criativa e Desenvolvimento Local”. Ele é consultor, professor e executivo especializado em gestão, planejamento estratégico e finanças para negócios criativos.

O tema de João Pontes será “Cultura como Política Pública”, terça-feira, 26, das 18h às 21h. Sociólogo formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente ele é Diretor de Políticas Culturais e Participação Social da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Além de ter coordenado o Plano Nacional de Cultura, João Pontes foi diretor de Cidadania e Diversidade Cultural no Rio Grande do Sul, coordenador do projeto Escola Animada (Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais) e acumula diversas outras experiências em gestão cultural, cinema, educação e direitos humanos.

Maria Helena Cunha - “Formação do Profissional de Cultura – Desafios e Perspectivas”
Maria Helena Cunha – “Formação do Profissional de Cultura – Desafios e Perspectivas”

No último dia, 27, quarta-feira, serão duas palestras: “Gestão de Sonhos”, com o maestro Lindomar Gomes, a partir das 18h, e “Formação do Profissional de Cultura – Desafios e Perspectivas”, com Maria Helena Cunha, às 19h45.  Diretor da Maestria Produções Artísticas, o maestro e produtor cultural Lindomar Gomes é idealizador do Festival Internacional de Corais, que acontece desde 2004. Já Maria Helena Cunha é mestre em Educação pela UFMG e especialista em Planejamento e Gestão Cultural pela PUC Minas. Publicou os livros “Gestão Cultural: Profissão em Formação” e “Planejamento Estratégico de Projetos e Programas Culturais”.

Após aprovação pela Câmara Municipal de Sete Lagoas, da Lei de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal de Cultura, a expectativa agora de toda a classe artística e da cadeia produtiva de um modo geral na cidade é de que estes dois importantes mecanismos de fomento à vida cultural sejam de fato implementados pelo Executivo, para fortalecimento do setor cultural e também dinamizar diversos outros setores econômicos do município.

SERVIÇO

Quinto Fórum Municipal de Cultura – Gestão de Políticas Públicas Culturais

Casa da Cultura de Sete Lagoas (avenida Getúlio Vargas, 91, centro)

Dia 25 – 14h, Erik Krulikowski : “Economia Criativa e Desenvolvimento Local”.

Dia 26 – 18h, João Pontes: “Cultura como Política Pública”

Dia 27 – 18h, Maestro Lindomar Gomes: “Gestão de Sonhos”

                19h45,  Maria Helena Cunha:  e “Formação do  Profissional de Cultura – Desafios e Perspectivas”

Inscrições gratuitas – www.sympla.com.br .

Ascom Conselho de Cultura de Sete Lagoas

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

janeiro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Avatar

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado