Cidade Super Destaques

Enogastronomia em pauta no Passando a Limpo desta sexta-feira (11)

Os organizadores do Festival Enogastronômico foram entrevistados no programa Passando a Limpo - Foto Barbara Dias
Os organizadores do Festival Enogastronômico foram entrevistados no programa Passando a Limpo - Foto Barbara Dias

A sommelier Dra. Kaili Oliveira e ochef de cozinha Henrique Burd foram os entrevistados do dia

O programa Passando a Limpo desta sexta-feira (11) teve como entrevistados os organizadores do Festival Enogastronômico, a sommelier de vinhos Kaili Oliveira e o chef de cozinha Henrique Burd, além de Wagner Oliveira, que também apresenta o programa ao lado de Álvaro Vilaça. Durante a entrevista eles contaram sobre o início do festival, além de esclarecerem dúvidas sobre o universo do vinho e da gastronomia.

De acordo com a Dra. Kaili, o festival começou a partir de uma ‘brincadeira’ que começou quando voltou da Espanha, e encontrando Henrique e Wagner, promoviam um encontro todas as quartas-feiras para harmonizar pratos e vinhos, e daí surgiu a ideia de se realizar um festival que expandisse o conhecimento para mais pessoas, unindo-se a restaurantes e parceiros. Kaili ressaltou ainda que ‘Sommelier’ é uma profissão, responsável por todo o serviço de vinho de um restaurante, e pela harmonização com os pratos servidos. Ela pontuou que harmonização é como se fosse um casamento no qual um melhore o outro, ou seja, a comida melhore o vinho e vice-versa. “Nenhum pode aparecer mais, isso é harmonização”, afirmou a sommelier.

WhatsApp Image 2019-10-11 at 16.09.29

A dra. Kaili esclareceu que existem algumas técnicas, regras básicas para harmonização, nada obrigatório, mas que facilitam o processo. Exemplificou: “um peixe pede um vinho branco, uma carne vermelha, um vinho tinto, mas quando o vinho é mais estruturado, é necessário que a comida seja também estruturada”, elucidou a dra. Ela afirmou que nada é proibido, mas a escolha propicia melhores experiências.

O chef de cozinha Henrique Burd relatou no programa que é importante que o prato seja saboroso para harmonizar com algo que seja também saboroso e dar uma sensação prazerosa. Ele citou que a pimenta é um ingrediente de difícil harmonização pois ela toma conta do prato, por isso é importante que seja usada com parcimônia para que o sabor dela não predomine sobre os demais ingredientes. Questionado sobre o uso do limão e do vinagre, Henrique contou que o limão harmoniza com praticamente todos os pratos, já o vinagre necessita muito mais cuidado por ser mais agressivo, fora que existem vários tipos como álcool, de maçã, de vinho… Ele ressalta que o universo da culinária é muito vasto.

Sobre os valores de vinhos, a Dra. Kaili afirma que é possível tomar um bom vinho, com um bom custo. Para quem está começando ela sugere os vinhos mais redondos, mais leves, mais simples. Ela desmistifica essa ideia glamourizada do vinho e que não é acessível, ressaltando que é possível consumir um vinho com bom custo benefício, um vinho mais jovem, safra do ano passado, ou deste ano por exemplo. A dra. afirmou que o vinho nasce e morre assim como nós e que 90% dos vinhos que estão no mercado são para serem consumidos num prazo de 5 anos, e os vinhos para serem guardados, em sua produção já existe um diferencial e por isso são mais caros. Ela conta que é um mito afirmar que o vinho, quanto mais velho melhor, pontua que existem sim, mas a maioria dos vinhos vendidos no mercado são para degustação imediata. Sobre os espumantes, ela ressaltou que os brasileiros estão entre os melhores do mundo, e que Minas tem produzido grandes vinhos, e muitos deles, bem pontuados.

Kaili esclareceu para os ouvintes e internautas que a enologia é uma ciência, o enólogo é responsável por fazer o vinho, o sommelier prova e harmoniza o vinho, e o enófilo é o amante do vinho.

Assista o programa na íntegra pela página do site SeteLagoas.com.br, ou ouça a reprise no domingo após a jornada esportiva pela Rádio Eldorado AM 1300. O Programa Passando a Limpo vai ao ar ao vivo, toda sexta-feira a partir das 08h da manhã, com apresentação de Álvaro Vilaça e Wagner Oliveira.

Da Redação

 

 

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

novembro 2019
D S T Q Q S S
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.