Cidade Super Destaques

Avanço em demandas dos deficientes “é luta diária”, entende presidente do Legislativo

48841647861_62deb12bb1_z

Uma luta diária em busca inclusão, acessibilidade, dignidade, respeito e igualdade de condições. São inúmeras as demandas das pessoas que possuem algum tipo de deficiência não só em Sete Lagoas, mas em todo o país. Diante das mais variadas necessidades e do pouco avanço conseguido ao longo do último ano, o presidente do Legislativo, Cláudio Caramelo (PRB), afirmou, no fim de Audiência Pública que discutiu inclusão e acessibilidade que “não saio muito satisfeito porque o momento é difícil e precisamos evoluir”.

O vereador, por mais um ano, é o terceiro seguido, requereu e dirigiu Audiência Pública realizada na última semana e que discutiu várias demandas dos deficientes. Para Caramelo, as sessões são “uma das coisas mais importantes que a Câmara promove. Para evoluir é uma luta diária, mas é preciso saber diferenciar Executivo e Legislativo. Várias demandas aqui são do Executivo”, esclareceu o parlamentar depois de ouvir os mais diversos pleitos.

Várias instituições foram representadas e relataram um pouco das dificuldades e os trabalhos realizados. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, foi representada pela gerente administrativa, Denise Carvalho, que apresentou alguns resultados e falou das atividades na unidade. A presidente da associação Ivone e Pedro Lanza, Kátia Andrade, pediu uma atenção maior do município para ajudar os assistidos.

Da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, Tula Aquino Ribeiro falou que a legislação municipal vem avançando ao longo dos últimos anos “no que prima pelos valores sociais e inclusivos desde 92. São necessárias mais políticas públicas reais e completas”, entende. Com voz a partir da intérprete Maria Aparecida Duarte, a deficiente auditiva Petrina Souza definiu como importante a acessibilidade através do intérprete. Petrina pediu para que “essa acessibilidade seja promovida”.

O presidente do conselho da pessoa com deficiência, Denilson Geraldo, entende que a “Audiência é um elo da comunidade com o poder público. É onde a gente traz nossas demandas”. A maioria delas, de acordo com Denilson, são antigas e algumas soluções já foram encaminhadas durante os debates.

O saldo do encontro foi positivo, para o secretário municipal de Saúde Flávio Pimenta. “Porque, a medida em que a gente abre a discussão, a gente vai também trabalhando. Começamos a discutir as demandas com as lideranças e vamos começar a trabalhar algumas soluções. Já alinhamos algumas ações e foi bem positivo”, reforçou.

Representante dos deficientes na Câmara, o vereador e João Evangelista (PSDB), elencou várias situações onde as pessoas com alguma deficiência ainda não são atendidas. “O comércio não descobriu que o deficiente é consumidor. Não tem como uma cadeira de rodas entrar no provador. Restaurantes não têm cardápios em braile, é lei. A conta do SAAE não tem em braile. São várias questões que não tem. É melhor falar o que tem do que não tem”, lamentou ao cobrar mais efetividade do poder público.

A capacitação dos servidores do Legislativo que aprenderam a Linguagem Brasileira dos Sinais (LIBRAS) recentemente foi citada como avanço para um atendimento mais adequado. “Vamos estudar para ampliar a oferta do curso”, prevê Caramelo que pretende continuar na “luta diária” porque, segundo o proponente da sessão, “a causa é nobre. Ano que vem com certeza terá mais uma Audiência. Sinto evolução, é lenta, é verdade, mas houve avanço”, conclui.

 AQUI vai link com fotos da sessão.

 Ascom/ Câmara Municipal

Eldorado1300

AGENDA

outubro 2019
D S T Q Q S S
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Linda Martins

Linda Martins

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.