Cidade Super Destaques

Caramelo solta o verbo no Passando a Limpo desta sexta-feira (20)

O Presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, Cláudio Caramelo, participou do programa Passando a Limpo com Álvaro Vilaça e Wagner Oliveira - Foto: Barbara Dias
O Presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, Cláudio Caramelo, participou do programa Passando a Limpo com Álvaro Vilaça e Wagner Oliveira - Foto: Barbara Dias

Presidente da Câmara Municipal falou sobre denúncias de suposta “rachadinha”, impugnação da licitação de agência publicitária dentre outros temas

O programa Passando a Limpo desta sexta-feira (20) recebeu o presidente da Câmara Municipal de Sete lagoas, Cláudio Nascif Caramelo. Em entrevista aos apresentadores Álvaro Vilaça e Wagner Oliveira, o presidente abordou assuntos relevantes à comunidade sete-lagoana como, uma emenda que protocolou em favor da Secretaria de Cultura exclusiva, a importância do município possuir um representante como Deputado Federal, a possível “rachadinha” de vereadores, denunciada pela imprensa, dentre outros temas.

Caramelo afirmou também que propôs uma emenda para retornar à cultura a secretaria exclusiva, tendo um gestor que mantenha uma estrutura mínima para realização das atividades culturais da cidade. Citou exemplo do projeto Arte Brasil que acontece há 17 anos e na última edição, ao chegar no local, não existia quem abrisse a Casa da Cultura, e ao entrarem, não existia som, pois o responsável pela aparelhagem havia sido exonerado.

O presidente abordou também a situação do Mexa-se, que é um projeto da cidade, iniciado no mandato de Márcio Reinaldo, e que infelizmente, não tem acontecido em Sete Lagoas, devido a problemática na distribuição do orçamento municipal.

“Aprendi que a gente deve gastar mais tempo planejando que executando. Na verdade, Sete Lagoas, nos últimos 30 anos, tomou várias decisões erradas, e a fatura está chegando agora, e pra sair desse buraco, a cidade tem que unir, todas as forças políticas e empresariais, todas as correntes para a cidade dar um salto, e pra ser sincero, hoje isso não acontece, hoje as pessoas que estão na prefeitura, tem muita gente que torce para elas não fazerem uma boa administração, para as coisas não acontecerem, pra que isso? Para depois pear o poder. Isso é muito ruim, a disputa é salutar, mas a cidade tem que ser pensada em primeiro lugar”, opinou o presidente.

Caramelo ressaltou que o fato de Sete Lagoas não ter um deputado federal é muito grave. Contou que os eleitos que tiveram votos aqui, ou até que não foram votados, o atendem e as vezes consegue uma emenda, como no caso em que citou durante o programa em que após conversar com um deputado federal, conseguiu uma verba de 150 mil dele para fazer uma praça no bairro São Cristóvão. No mesmo dia, o mesmo deputado liberou uma verba para sua cidade, Uberaba, no valor de R$1,5 milhão.

WhatsApp Image 2019-09-20 at 11.06.54

Passando a limpo

Como presidente da Câmara ele pontua que a maior dificuldade é administrar dentro da legalidade 16 cabeças diferentes da sua, afirma que tentou conduzir tudo com muita isenção devido aos diferentes modos de pensamento de cada vereador, além de administrar 200 pessoas, o que investir e como investir, além da condução do processo dos empréstimos, do qual teve que demitir 5 funcionários efetivos, por orientação jurídica, época que afirma ter tirado seu sono. Atendendo à orientação do Ministério Público e a pedido da população, na próxima semana os carros em uso pelos vereadores serão plotados, identificando que estão em serviço. Vai contratar uma empresa para realizar o concurso público para a Câmara Municipal, enfim, estão trabalhando para colocar em prática um plano de cargos.

Sobre a denúncia de “rachadinha” de vereador, Caramelo pontua que o início de toda investigação se deu em 2015, neste ano houve uma denúncia de uma funcionária, o que foi analisado, e de pronto foi criada uma comissão investigativa, porém, nada ainda foi encontrado relativo à “rachadinha” de vereadores. Caramelo afirma que chegando qualquer denúncia na casa legislativa, em seu mandato será apurado com todo zelo possível para dar resposta à população, além do MP e da Polícia Civil que estão trabalhando nessa investigação incessantemente.

“O que posso falar é que apurado na Câmara, qualquer denúncia que chega na câmara, a gente faz com muito zelo para dar a resposta à população”, elucidou Caramelo.

Como punição, caso seja confirmada “rachadinha” dos vereadores suspeitos, na Câmara pode haver cassação, de acordo com o código de ética, que deverá pontuar com provas a culpa do legislador, ou sua inocência.

Sobre o processo que corre desde 2015, existe um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) onde o MP solicita vários documentos comprobatórios e esclarecedores sobre os empréstimos. Afirma que a parte criminal ou processo judicial virá após o processo investigatório.

Sobre colocar seu nome para candidatar às eleições de 2020, Caramelo conta que estará na corrida, mas ainda não pode afirmar ainda se estará concorrendo à prefeito, vice-prefeito ou vereador. Ele pontua que nesta eleição será muito melhor planejada, que sua passagem pela prefeitura foi muito importante para entender o que é sentar na cadeira de administrador do município.

Finalizando o programa Caramelo ressaltou que, o TJ impugnou o processo de licitação de agência publicitária para a Câmara, porém, relatou que estão buscando alternativa para credenciar todos os órgãos de imprensa e a própria Câmara fará a arte, distribuindo o material para os credenciados. Ele afirmou ainda que o processo não parou, já foi protocolado no TJ uma defesa e estão aguardando a tramitação do processo. Caso o sistema funcione, deve haver continuidade, o que gera uma economia para os cofres da Câmara, por não precisar pagar os serviços de uma agência.

Assista o programa na íntegra pela página do site SeteLagoas.com.br, ou ouça a reprise no domingo após a jornada esportiva pela Rádio Eldorado AM 1300. O Programa Passando a Limpo vai ao ar ao vivo, toda sexta-feira a partir das 08h da manhã, com apresentação de Álvaro Vilaça e Wagner Oliveira.

 

Da Redação

 

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

outubro 2019
D S T Q Q S S
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.