Super Destaques

PT de Sete Lagoas elege uma mulher para a presidência. Partido faz esclarecimento sobre notas divulgadas em jornal

WhatsApp Image 2019-09-09 at 23.15.41 (1)

O mandato será de quatro anos para o diretório municipal e para a presidenta Cacau Glória

No  domingo, 8, o Partido dos Trabalhadores de Sete Lagoas elegeu a filiada Cacau Glória para o cargo de presidente pelos próximos quatro anos. Os petistas elegeram também a chapa Renovação e Ação: Lula Livre! para a maioria do Diretório Municipal na próxima gestão, que será empossada no dia 1º de janeiro de 2020.

Cacau Glória será a quarta mulher a presidir o PT setelagoano, que foi criado na cidade na mesma ocasião da fundação do Partido dos Trabalhadores no país, há 39 anos. Antes dela, vieram Dalva Pires, Maria Camilotti e Maristela D`Assunção. A partir de então, foram 19 anos sem uma mulher na presidência do Partido dos Trabalhadores de Sete Lagoas. Compareceram às urnas 155 votantes.

“A disputa foi acirrada e vencemos por 75 votos a 73 dados ao companheiro Juventino”, afirma a nova presidenta. Muito feliz com o resultado, Cacau Glória destaca que, como determina o processo eleitoral interno do Partido dos Trabalhadores, o Diretório Nacional será formado por membros da chapa vencedora e da chapa não eleita, proporcionalmente aos votos. A chapa Renovação e Ação: Lula Livre!, que apoiou Cacau Glória, recebeu 72 votos. A chapa Sete Lagoas por Lula Livre, que apoiou Juventino, teve 68 votos.

 A coordenadora do Coletivo Feminista Várias Marias, Maria Paula, afirmou ficar muito feliz com a vitória de uma mulher. “Todos os espaços que ocupamos necessitam do nosso intenso empenho para colocar mais feministas e de esquerda no poder. Só assim conseguiremos romper com a misoginia, com o machismo e com o patriarcado. Um salve às mulheres petistas! Inflamamos ainda mais a chama da esperança para 2020”, completou.

O Secretário de Organização do PC do B em Sete Lagoas, César Maciel, também parabenizou o PT e destacou a democracia do processo de eleição interna no partido, que garante proporcionalidade de eleitos e não eleitos no diretório. Ele acredita que a eleição e a vitória de Cacau Glória contribuem não só para o fortalecimento do próprio PT, como para o crescimento da esquerda na cidade.

Para Nana Andrade, presidenta do PSOL de Sete Lagoas, a vitória de Cacau dá “uma nova cara” para o PT, que passa a ser liderado novamente por uma mulher. “Vejo essa renovação com muita alegria e esperança, pois a revolução será feminista ou não será. Ter na cidade dois partidos fortes de esquerda sendo liderados por mulheres é a prova de que a mudança é possível”, afirma. Ela observa que “a batalha não será fácil”. E acrescenta: “Seremos fortalecidas pela sororidade, mostrando que política se faz com amor e pé na porta!”

Em Sete Lagoas, assim como em outras 4.951 cidades do país (85,9% dos municípios do país), foi realizada a primeira fase do 7º Congresso Nacional do PT – Lula Livre, que acontecerá em novembro, em São Paulo, onde haverá eleição para a presidência nacional e será escolhido o Diretório Nacional, a partir dos resultados das eleições nos estados. O Partido dos Trabalhadores continua sendo a maior legenda do país, com mais de 2,3 milhões de filiados que estavam aptos a votar. Eles decidiram entre 9 chapas de delegados e delegadas para a etapa nacional, 126 chapas para as etapas estaduais, 4.646 chapas para as direções municipais e 326 chapas para as direções zonais. Além dos 4.282 candidatos a presidente municipal e 270 candidatos a presidente nos diretórios zonais.

Esclarecimento

1) Na Eleição Direta do Partido dos Trabalhadores (PED), que aconteceu no dia 08 de setembro de 2019, havia 1.175 filiados credenciados a votar (conforme Lista Disponibilizada no SISPED – sistema on line).
O pleito definiu Cacau Glória como Presidenta Eleita e a Chapa Renovação e Ação como vencedora.
Juventino, Presidente em exercício, obteve 73 votos enquanto Cacau Glória recebeu 75 votos.
O resultado ficou assim registrado em Ata assinada pelos componentes da COE Municipal (comissão eleitoral).
Na apuração, constataram-se 03 cédulas assinadas pelos votantes, sendo que 01 cédula foi assinada em branco e 02 cédulas foram assinadas com opção de voto. Estas 03 cédulas foram consideradas NULAS pelos 02 mesários da Chapa Renovação e Ação e pelas 02 mesárias da Chapa Sete Lagoas por Lula Livre. Também votaram pela nulidade destas cédulas rasuradas, os 02 fiscais da Chapa Renovação e Ação e 01 fiscal da Chapa Sete Lagoas por Lula Livre. (O 2° fiscal desta Chapa optou por buscar filiados, não acompanhando o Processo);

2) Apesar das assinaturas de seus representantes na ata, que declarava também Cacau Glória como Presidenta Eleita, na segunda-feira o candidato vencido (o mesmo que havia cumprimentado e parabenizado a Presidenta eleita no domingo) decidiu entrar com recurso junto à COE Estadual pleiteando que os dois votos anulados com a concordância de todos da COE Municipal, fossem reconsiderados. Caso sejam, o resultado seria o empate que levaria ao 2° turno (e não, como foi dito pelo jornal, que seria então Juventino o Presidente eleito por critério de idade);

3) Foi dito também que Cacau se considera a Presidenta do PT. De onde tiraram isso, não sei dizer, porque tenho me pronunciado como Presidenta Eleita e não como Presidenta do Partido, visto que, até a posse, o Presidente em exercício é o Juventino. Eu também não disse que o resultado deve sair daqui a um mês. Nem poderia fazê-lo, já que a informação que eu recebi da Secretaria de Organização (SORG) Estadual foi de que os recursos seriam recebidos até ontem, dia 13 de setembro. Que a partir do dia 16/09 começariam os julgamentos pela Câmara de Recursos. Que caberiam encaminhamentos à Executiva Estadual e, caso o pedido recursal fosse deferido, caberia recurso do recurso à COE Nacional e à Executiva Nacional. Estas foram as informações que recebi e nem mesmo a COE Estadual soube precisar quanto tempo demandaria até a decisão final.

Fonte: PT local

Eldorado1300

AGENDA

setembro 2019
D S T Q Q S S
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Linda Martins

Linda Martins

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.