Cidade Super Destaques

Abraço à lagoa valorizando a vida. Suicídio não

Reprodução
Reprodução

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No dia 20 de setembro de 2019 às 16 horas, acontecerá em Sete Lagoas um ato em defesa da vida, suicídio não! A prefeitura municipal junto à secretaria de saúde e mais os movimentos, CVV (Centro de Valorização da Vida), Fórum de Enfermagem de Sete Lagoas e região e a Missão evangelizadora Renda-se, organizam um abraço simbólico a Lagoa Paulino. A concentração será na praça Dom Carlos Carmelo Mota (praça da feirinha)

A organização convida a vestir sua camisa amarela e participar deste evento em defesa da vida.

A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. Setembro é o mês de Prevenção do Suicídio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reafirma a importância de todos os países adotarem estratégias de prevenção com eficácia comprovada.

De acordo com o diretor-geral da OMS, é possível evitar o suicídio. Ele diz que, para isso, as nações precisam se mobilizar para implementar ações eficazes e políticas públicas eficientes. Segundo a OMS, apenas 38 países têm programas nacionais de saúde e políticas eficientes de prevenção ao suicídio.

Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, para a prevenção, é fundamental estar atento a possíveis sinais de alerta. Entre esses sinais estão o aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas; preocupação com a própria morte ou falta de esperança; expressão de ideias ou de intenções suicidas.

Caso a pessoa não atenda a telefonemas, passe a interagir menos nas redes sociais ou deixe de frequentar círculos de amigos e reuniões familiares, é importante ficar atento. Conversar com pessoas de confiança e procurar ajuda dos serviços de suporte são iniciativas fundamentais de prevenção.

Sinais de alerta

Não há uma receita para detectar quando uma pessoa tem algum tipo de tenência suicida, mas alguns sinais devem chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos. Principalmente se alguns desses sinais se manifestam ao mesmo tempo.

Veja alguns sinais de alerta:

  • Expressões de ideias e intensões suicidas ficam frequentes como “vou desaparecer”, “queria dormir e não acordar mais”
  • Insinua cansaço com a própria vida, não faz planos e perde o interesse em atividades que gostava
  • Demonstra desinteresse em autocuidado, desanimo, falta de apetite e isolamento
  • Automutilação
  • Quando passam por situações de perda de emprego, crise financeira, discriminação por orientação sexual.
  • Exposição ao agrotóxico.
  • Agressões psicológicas e/ou físicas.
  • Conflitos familiares, perda de um ente querido.
  • Doenças crônicas, dolorosas e/ou incapacitantes.
Em caso de perigo, não se deve deixar a pessoa sozinha, nem permitir que tenha acesso a meios para provocar a própria morte (por exemplo, pesticidas, armas de fogo ou medicamentos). É importante estar em contato permanente para acompanhar como a pessoa está passando e o que está fazendo.

Eldorado1300

AGENDA

setembro 2019
D S T Q Q S S
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Linda Martins

Linda Martins

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.