Cidade Jornal Super Destaques

CVV alerta para a importância do Setembro Amarelo

WhatsApp Image 2019-09-05 at 09.06.43 (1)

No Brasil o CVV existe há 57 anos e em Sete Lagoas há 2 anos completos

Abrindo o mês de luta e prevenção ao suicídio, dentro da campanha Setembro Amarelo, Naíma Martins, voluntária, plantonista e palestrante do Centro de Valorização da Vida (CVV), em entrevista para o “Hoje Cidade” falou sobre a importância de se ouvir as pessoas, o que pode evitar o auto extermínio. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado 10 de setembro. Confira:

Podemos dizer que o suicídio é uma tragédia sem investigação, virando uma estatística?
Infelizmente a pessoa acaba entrando como mais um número. Em reunião recente discutimos como o País evoluiu, uma vez que nesta situação a família era investigada e às vezes condenada pelo ato do outro e hoje em dia não, mas ficam os sobreviventes que buscam entender o porque deste fim tão trágico.

Existem números de suicídios deste ano?
O Ministério da Saúde pontua que hoje são 800 mil pessoas no mundo. A cada 45 minutos uma pessoa morre no Brasil e no mundo a uma a cada 45 segundos. Cerca de 32 pessoas por dia no Brasil se matam, ou seja, a cada partida de futebol temos duas mortes e a maioria da população não tem este conhecimento porque, só analisamos quando é parente ou pessoa próxima. Nossa cidade sofreu muito com o número de suicídios em todas as idades e há uma divulgação muito negativa, principalmente através das redes sociais via WatsApp. Essa divulgação principalmente para quem está em sofrimento, acaba sendo um incentivo para fazer o mesmo.
WhatsApp Image 2019-09-05 at 09.06.43

A depressão está muito associada ao suicídio? As redes sociais podem influenciar?
Hoje os jovens seguem as linhas das redes sociais e principalmente em casos de famosos que enfrentam a depressão. Foi a situação da blogueira que não suportou a depressão e no dia seguinte aconteceu o ato. A filosofia do CVV é que você jamais diz pro outro o que ele não pode fazer, porque a atitude é dele, a vontade de tirar a vida é dele. Nós tentamos por outros caminhos trazer a pessoa para falar um pouco o que está sentindo porque, à medida que fala vai esvaziando o que está fazendo mal. Todo mundo que tira a vida ele não quer morrer, mas sim acabar com a dor que ele sente.

A procura pelo CVV é grande?
Hoje é muito grande, tem uma fila de espera, e dependendo do horário pode-se aguardar até 10 pessoas atendidas, e justamente por ser rede nacional o primeiro telefone que é desocupado a ligação é direcionada.

Existe um motivo com maior número de chamadas no CVV?
Em grupos de estudo percebe-se que é solidão, mesmo que esteja em um grupo de amigos, ou familiar, não tem quem o escute. Muitos ligam não na depressão mas para conversar ou por estar sozinho, ou passando por síndrome do pânico. O CVV é um atendimento de pronto socorro para quem está passando por uma situação difícil sempre para levar tranquilidade para as pessoas naquele momento. O nosso número é 188.

Tem programação especial para o Setembro Amarelo pela prevenção ao suicídio?
Temos um trabalho que é feito nas escolas públicas, mas depende do apoio das pedagogas. No ano passado atendemos um grande número de escolas que enfrentam muito esses problemas. Este ano o CVV em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil e CDL está programando um seminário para outubro em uma faculdade local, com palestra da psicóloga da Polícia Militar, um médico legista da Polícia Civil e uma palestra do CVV. Ainda não foi definida a data. O setembro amarelo é importante, mas o alerta deve ser constante porque o suicídio é real.

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

setembro 2019
D S T Q Q S S
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.