Destaques Pets

Não fume perto do seu pet! Ele também pode desenvolver doenças

Fumar perto do pet pode trazer sérias consequências para o animal / Foto: Shuttersock
Fumar perto do pet pode trazer sérias consequências para o animal / Foto: Shuttersock

A fumaça faz com que os animais sejam fumantes passivos e pode culminar em asma, bronquite e até tumores

No dia 29 de agosto, foi o Dia Nacional do Combate ao Fumo, usado para conscientizar a população sobre os perigos do tabagismo. E esse problema não afeta só humanos, pelo contrário, esse hábito também prejudica os animais de estimação. Ao respirar a fumaça, os pets se tornam fumantes passivos, desenvolvendo uma série de problemas como asma, bronquite e até tumores. Por isso o cuidado com os pets deve ser redobrado quando o tutor fuma.

“Parênquima pulmonar e diminuição de capacidade respiratória são alguns dos problemas de saúde que os animais de estimação podem desenvolver quando convivem com tutores fumantes. O fumo passivo também pode causar enfisema e até alectasia (um colapso total ou parcial do pulmão que reduz a quantidade de oxigênio disponível no corpo)”, explica Jorge Morais, veterinário e fundador da Animal Place.

Além do cigarro outros tipos de fumaça também podem ser prejudiciais aos pets. “Qualquer tipo de fumaça, como narguilé e vape (cigarro eletrônico), pode prejudicar os animais em diferentes graus”, afirma Jorge.

Porém é possível manter o vício sem prejudicar tanto o cão ou gato. “Evitar a proximidade com os pets nesse momento, manter o ambiente aberto, com boa circulação de luminosidade e ar”, finaliza Jorge. O ideal, claro, é combater o vício, mas se não for possível essas atitudes podem minimizar os efeitos do cigarro nos animais de estimação.

Com Canal do Pet

Eldorado1300

AGENDA

novembro 2019
D S T Q Q S S
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.