Destaques Viagem

Vale a pena contratar um seguro viagem?

Foto Reprodução
Foto Reprodução

O período de férias ou feriado são duas das épocas mais esperadas do ano por qualquer pessoa que trabalha, mas que tem o costume de viajar em períodos de folga. Afinal, viajar faz muito bem, permitindo aos viajantes arejar a mente e acumular inúmeros aprendizados.

Na hora de planejar a viagem, no entanto, muitos viajantes ainda se perguntam se vale a pena ou não contratar um seguro viagem. Muitas vezes, inclusive, o seguro viagem sequer é considerado por quem vai viajar.

Mas, será que este é um custo que deve mesmo ser negligenciado? Será que vale a pena contratar um seguro viagem – seja para viagem nacional ou internacional – em seu próximo passeio de férias ou feriado? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Continue a leitura e descubra se contratar um seguro viagem deve estar em seus planos para as próximas férias ou se este é um custo totalmente alternativo. Acompanhe!

O que é um seguro viagem?

O seguro viagem, na prática, nada mais é que uma apólice que oferece ao viajante o direito de fazer uso de serviços diversos – e reembolsos – em situações específicas de viagem, previstas nesta mesma apólice.

O objetivo do seguro viagem é justamente proteger o viajante de inúmeras adversidades que podem surgir durante o passeio, como problemas de saúde, extravio de bagagem, entre outros.

Sabe aquele imprevisto que gera uma grande dor de cabeça em qualquer viagem? Pois a ideia de contar com um seguro viagem é justamente evitar que estes problemas nos causem transtornos e estraguem a viagem tão esperada – garantindo, assim, a tranquilidade do viajante durante o passeio.

O que o seguro viagem assegura?

A cobertura de um seguro viagem varia de acordo com plano contratado e, por isso, poderá haver alterações de seguro para seguro. Contudo, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) exigem que ao menos uma das coberturas básicas abaixo sejam oferecidas por um seguro viagem:

→ Despesas médico-hospitalares ou despesas odontológicas ocasionadas por acidente pessoal ou doença súbita (sem considerar as preexistentes);

→ Translado médico, translado do corpo;

→ Regresso sanitário;

→ Morte em viagem;

→ Invalidez permanente total ou parcial por acidente durante a viagem.

Existem, ainda, outras inúmeras proteções que podem ser oferecidas por um seguro viagem, como seguro bagagem, cobertura por cancelamento de viagem, pagamento de fiança, prorrogação de estadia, acompanhante em caso de hospitalização prolongada, entre outros.

Quanto maior o número de benefícios oferecido por um seguro viagem, maior tende a ser seu valor por dia de viagem.

Vale a pena contratar um seguro viagem?

A primeira coisa que você precisa saber antes de optar ou não por contratar um seguro viagem é o custo deste serviço. Em geral, o valor das coberturas de seguro viagem varia de acordo com o destino e com a quantidade de dias da viagem.

Se você for contratar um seguro viagem para um destino doméstico, por exemplo, a cobertura possivelmente será mais em conta que em uma viagem para fora do país. Assim como uma viagem mais longa terá, provavelmente, um seguro viagem mais caro que uma viagem mais curta para o mesmo destino.

Contudo, é importante ter em mente que o seguro viagem, em geral, tem um custo bastante reduzido em comparação com os custos que poderiam surgir em caso de imprevistos em uma viagem.

Uma pesquisa realizada em 2017 pelo grupo Kaiser Family Foundation, por exemplo, mostrou que um único dia de internação sem seguro nos EUA custa, em média, US$ 2.157. Na Europa, os valores dos atendimentos médicos também são bastante altos.

E se você considerar que é possível contratar um seguro-viagem para estes destinos por uma ou duas dezenas de reais por dia, verá que não vale a pena correr o risco de estar desprotegido em sua viagem – correndo o risco de o “barato” sair muito mais caro do que você poderia prever. O custo-benefício da contratação de um seguro viagem, portanto, é bastante interessante.

Além disso, com um seguro viagem contratado, você terá a tranquilidade de saber que está protegido em situações adversas – como o extravio de uma bagagem ou o cancelamento da viagem, por exemplo. E não precisará se preocupar tanto caso o problema ocorra.

Como escolher o melhor seguro viagem?

Para escolher um seguro viagem de maneira mais acertada é imprescindível já ter em mãos o destino da viagem e o período da visita. Em seguida, você poderá avaliar as opções disponíveis no mercado e fazer sua escolha.

Analise o tipo de cobertura e verifique quais serão suas necessidades durante a viagem. Se, por exemplo, você for praticar esportes radicais durante a viagem, precisará garantir um seguro viagem que tenha esta cobertura.

Se o seu destino for a Europa, é preciso redobrar a atenção na hora de escolher o melhor seguro viagem. Isso porque o seguro viagem para viagens para a Europa é obrigatório e deve ter uma cobertura mínima de 30 mil euros em assistência médica por doença súbita ou acidente pessoal.

E saiba que, sem o seguro viagem apropriado, qualquer viajante brasileiro pode ser barrado na imigração. Portanto, atenção na hora de fazer sua escolha! Leia as cláusulas com atenção e verifique se elas estão de acordo com suas necessidades.

Tendo em mente o que você precisará contratar, basta contatar a seguradora da sua preferência para adquirir o seguro viagem. Para economizar na hora de fechar este serviço, vale a pena também verificar as inúmeras opções de seguradoras e seguros viagem disponíveis para contratação.

Hoje é possível encontrar, inclusive, opções de contratação online. Nestes casos, o processo é simples, prático e sem burocracia. A escolha da apólice, o pagamento e a emissão do documento são realizados em poucos minutos, facilitando o planejamento de qualquer viajante.

Conclusão

A contratação de um seguro viagem é visto por muitos viajantes como um item opcional no planejamento das férias. Entretanto, contar com esta proteção em suas viagens pode ser uma decisão acertada a ser tomada – especialmente se você não deseja passar por sufocos e estar preparado para eventualidades que podem acontecer.

Portanto, antes de fazer sua próxima viagem, considere inserir em seu planejamento o custo do seguro viagem. Faça uma boa pesquisa, cote preços e escolha aquela opção que melhor atenda às suas necessidades e que lhe garanta uma viagem muito mais tranquila.

E você, já precisou utilizar um seguro viagem contratado? Como foi sua experiência com este serviço? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências!

Com Organize

Eldorado1300

AGENDA

setembro 2019
D S T Q Q S S
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Aldryene Prata

Aldryene Prata

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.