Destaques Pets

5 dicas para manter a pele do animal saudável e a pelagem linda

Reprodução
Reprodução

Pelos brilhantes e pele hidratada são características de um pet saudável

A pele e a pelagem do animal de estimação fazem parte dos cuidados com a saúde dele. Ricardo Cabral, veterinário da Virbac, explica que “A pele é um órgão como qualquer outro e, portanto, demanda alguns cuidados por parte do tutor que, quando realizados corretamente, podem prevenir doenças graves”. Já o pelo, quando brilhante, mostra que o pet está saudável e recebendo os nutrientes adequados.

Caso não haja um cuidado especial com pelagem e pele, o animal de estimação pode ficar mais suscetível a doenças como infecções, sarnas, alergias, fungos,  pulgas, carrapatos e feridas.

Confira 5 dicas de  cuidados com os pelos e a pele para garantir uma melhor qualidade de vida para o pet.

1. Utilize shampoos e condicionadores adequados

Reprodução Pinterest / A qualidade do shampoo é muito importante para a saúde da pele e da pelagem dos pets
Reprodução Pinterest / A qualidade do shampoo é muito importante para a saúde da pele e da pelagem dos pets

A pele dos animais é muito sensível, por isso os produtos utilizados no banho devem ser exclusivos para a espécie e terapêuticos. Eles apresentam ingredientes hipoalergênicos especialmente formulados para cães e gatos, que agridem menos a pele e previnem contra dermatites e alergias que possam surgir.

“A espessura e o pH da pele dos cães e gatos são exemplos de características diferentes da pele humana. A possibilidade do pet contrair alguma doença de pele é grande quando ele é submetido a banhos com produtos que não sejam específicos para animais”, alerta Ricardo

2. Prevenção contra pulgas e carrapatos

As pulgas e carrapatos são grandes vilões para a saúde do pet. Esses parasitas se alimentam de sangue e sua picada coça excessivamente, trazendo muito desconforto para o animal. Como se não bastasse,  também podem transmitir doenças graves – erliquiose e febre maculosa , por exemplo – que também podem afetar humanos.

Manchas vermelhas na pele, dores articulares, febre, cansaço, anemia e apatia são alguns dos sintomas relacionados a essas doenças transmitidas por carrapatos.

“Para combater essas pragas, é extremamente necessária a utilização de antiparasitários, mesmo que você não veja os parasitas sobre a pele dos animais. Eles estão disponíveis no mercado em diversas versões.” Antes de aplicar o produto, Cabral ressalta a importância de ler a posologia do medicamento descrita na embalagem para garantir maior eficácia. “É muito importante também o tutor consultar o veterinário antes de escolher o melhor parasitário para o pet.”

3. Escove os pelos do pet

A atividade de escovação deve ser diária para evitar o acúmulo de pelos e pele morta, outros potenciais alérgenos, e a formação de nós que podem causar incômodo ao animal. Além disso, uma boa escovação permite que ocorra a difusão dos óleos naturais da pele do cachorro por todo o pelo, tornando a pelagem mais bonita e saudável.

4. Cuidados com a alimentação

Shuttersock / A qualidade da alimentação do pet influencia muito na saúde dele
Shuttersock / A qualidade da alimentação do pet influencia muito na saúde dele

Os nutrientes influenciam diretamente a saúde da pelagem e da pele. Uma dieta rica em ácidos graxos, ômegas 3 e 6 e Vitamina E, e equilibrada de acordo com raça, idade, porte e outros fatores é o ideal.

“Algumas doenças de pele em cães e gatos podem estar relacionadas às deficiências nutricionais e má alimentação”, explica Cabral.

5. Proteção contra o clima

Dias muito frios ou muito quentes podem influenciar negativamente na saúde da pele do pet. No calor, os raios solares muito intensos pode ser prejudiciais, principalmente para os animais com pelagem branca e curta. A proliferação de pulgas e carrapatos também podem intensificar nesses dias mais quentes. Já no frio, a atenção deve ficar para o ressecamento da pele, que pode causar coceira e até dermatites.

“Para evitar que esses problemas aconteçam, no frio é aconselhável que o tutor evite dar banhos com frequência e que utilize shampoos, condicionadores, sprays ou pipetas que sejam hidratantes de pele para o pet. No calor, é preciso tomar cuidado com a exposição excessiva ao sol, a hidratação constante com água fresca e a escovação diária dos pelos. Também pode ser necessária maior frequência do uso de antiparasitários”, afirma Ricardo.

Com Canal do Pet

Eldorado1300

AGENDA

setembro 2019
D S T Q Q S S
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Aldryene Prata

Aldryene Prata

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.