Esporte

Itair Machado tem nova função no Cruzeiro após ser afastado pela Justiça da vice-presidência de futebol do clube

Foto: Web
Foto: Web

Documento de julho assinado por Wagner Pires se tornou público nesta quarta-feira; no ofício, presidente muda cargo de dirigente, que segue trabalhando no departamento de futebol celeste

Afastado do Cruzeiro por decisão da Justiça ComumItair Machado foi nomeado como assessor esportivo da presidência do clube. Impedido de cumprir as funções como vice-presidente de futebol, o dirigente voltou a ter atribuições no departamento profissional e de base, mas não pode assinar documentos ou exercer atos de gestão. As decisões de Itair no novo cargo têm de ser aprovadas previamente pelo presidente Wagner Pires de Sá.

A portaria da presidência, emitida no dia 23 de julho e que se tornou pública nesta quarta-feira, especifica as funções de Itair Machado como assessor esportivo. O documento foi assinado pelo presidente do Cruzeiro, Wagner Pires de Sá.
“Art. 2º – Nomear para o cargo de “Assessor Esportivo da Presidência”,  o Sr. Itair Machado de Souza, que terá como atribuições o planejamento esportivo do futebol de base e profissional, e dos esportes especializados, sendo-lhe vedado, porém,  assinar documentos, firmar compromissos ou praticar quaisquer atos de gestão, gerência ou de administração na sua área de atuação, devendo seus atos e propostas serem expressa e previamente aprovados pela Presidência do Clube”, diz um trecho da portaria.

Procurado pelo Superesportes, o diretor de comunicação Valdir Barbosa disse que o clube não comentará se Itair Machado teve redução salarial, um novo contrato e se ainda ganha premiações. O presidente Wagner Pires de Sá não atendeu à reportagem para responder as mesmas questões.

juiz Octávio de Almeida Neves, que atua como desembargador convocado na 12ª Câmara Cível de Belo Horizonte, determinou, no dia 10 de julho, o afastamento de Itair Machado do cargo de vice-presidente de futebol do Cruzeiro.
Entre os 31 autores da ação contra Itair, que resultou no afastamento, estão o ex-presidente Gilvan de Pinho Tavares, o ex-membro do Conselho Fiscal Celso Luiz Chimbida (renunciou alegando falta de transparência da gestão Wagner Pires de Sá) e outros conselheiros influentes como Biagio Teodoro Francesco Peluso, Anisio Ciscotto Filho, Francisco Emilio Brandi Felix e José Gustavo de Mattos Gatti.

Os autores da ação argumentavam que a nomeação do dirigente para o cargo, feita pelo presidente Wagner Pires de Sá em janeiro de 2018, feria o Estatuto do Cruzeiro e a Lei Pelé pelo histórico de condenações do vice de futebol na Justiça.

Em sua decisão, o juiz Octávio de Almeida Neves determinou que Itair ficasse “impedido de praticar quaisquer atos de gestão inerentes ao cargo de vice-presidente de futebol do clube e de se valer de qualquer dos poderes outorgados no instrumento de procuração firmado pelo Cruzeiro”.
Da redação:superesportes

Eldorado1300

AGENDA

setembro 2019
D S T Q Q S S
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Thiago Maia

Thiago Maia

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.