Casa Destaques

Dicas para montar um escritório em casa

Reprodução
Reprodução

Se você trabalha em casa ou possui algum hobby, como ler ou escrever, é importante ter um espaço exclusivo para isso. Afinal, o home office é o espaço  que deve ter o propósito de estimular o foco e a criatividade para que você consiga produzir mais e melhor. Mas se você comprou um apartamento na planta ou mesmo se optou por comprar um apartamento pronto, este artigo vai te ajudar.

Não é incomum encontrar pessoas que subestimam a necessidade de um home office – usam o computador no sofá, espalham as coisas sobre a cama, mesa de jantar… Um caos.

Nossa missão é ajudar com ideias fáceis de serem aplicadas para a criação do seu escritório dentro de casa. E não se preocupe, não será necessário investir horrores em uma reforma para colocá-las em prática.

Mantenha a organização em primeiro lugar

Antes de mais nada é preciso priorizar a organização neste espaço reservado . Em um  espaço inteligente de trabalho é preciso saber exatamente onde está cada coisa, do contrário, em um piscar de olhos, o que deveria ser um lugar produtivo pode se tornar um cantinho da bagunça.

Para isso, defina o que precisa e o que não precisa estar no seu home office. Feito isso, guarde todo o necessário em caixas organizadoras transparentes identificadas “documentos”, “papéis em branco” etc. Dessa forma é possível evitar que as coisas se percam e não há desperdício de tempo procurando-as.

Se você for do tipo que adora acumular coisas, lembre-se “The space in which we live should be for the person we are becoming now, not for the person we were in the past”. Em tradução livre, isso significa que “O lugar em que vivemos deveria ser para a pessoa que estamos nos tornando agora, e não para quem nós éramos no passado”. A citação é da Marie Kondo, especialista em organização pessoal.

VESTIBULAR_2_2019_AGENDADO_JORNAL_25X5

Trate as paredes do jeito que elas merecem

Mesmo o menor dos espaços destinados à criação de um home office, ainda que que em um apartamento studio, ele pode ser sim grande o suficiente para acomodar tudo que é necessário. Para isso, basta apostar em uma decoração estratégica e criativa, que enxergue potencial também os espaços verticais.

Prateleiras, armários embutidos, suportes suspensos, murais e tudo o que puder ir para a parede, deve ir. O espaço do chão ao teto é uma vantagem e deve ser visto como tal.

Uma sugestão é instalar dois armários abertos, um em cada lado da mesa do seu computador, colocar suas caixas organizadoras, livros e intercalar com objetos de decoração – vasinhos, bibelôs de viagem, miniaturas, tudo aquilo que você considerar bonito e/ou inspirador.

Dê uma bela vista a si mesmo

Por mais que você ache a cor das paredes incrível, posicione a mesa do seu computador de um jeito que haja uma vista interessante atrás da tela.

Uma janela costuma ser suficiente, mas caso não seja possível em um apartamento compacto, uma tela com uma pintura interessante ou um mural repleto de imagens, fotos ou recadinhos inspiradores já está de bom tamanho.

Torne o seu espaço acolhedor

Existe uma característica que precisa realmente fazer parte de um espaço destinado ao trabalho: o home office deve ser acolhedor. Afinal, como é possível sentir inspiração em um espaço em que você sequer sente vontade de permanecer?

Portanto, considere itens já conhecidos quando se fala em conforto e aconchego: tapete, almofadas, flores e plantas, talvez velas perfumadas e uma cestinha com snacks – barrinha de cereal, biscoitinhos, chicletes etc.

Vale lembrar que a ideia aqui é tornar o escritório acolhedor o suficiente para se tornar, ao mesmo tempo, agradável e estimulante. Tente não caprichar demais e acabar por transformá-lo em uma sala de descanso.

Invista em uma iluminação adequada

Ao escutar sobre a importância de um escritório bem iluminado, isso não significa que ele deve parecer um hospital – com todas aquelas luzes excessivamente brancas.

Nesse tipo de ambiente o ideal é priorizar a iluminação natural tanto quanto possível. Mas quando ela faltar, as lâmpadas podem entrar e exercer o seu papel. Sobre a tonalidade das cores, entre as brancas (frias) e as amarelas (quentes), a sugestão aqui é misturar as duas.

Lâmpadas frias são estimulantes e quentes aconchegantes. Portanto, coloque a lâmpada fria no spot do teto e distribua lâmpadas quentes usando pendentes e luminárias. Dessa forma há o equilíbrio perfeito de tons.

Não se esqueça da ergonomia

Pensar na ergonomia dos móveis do seu home office definitivamente não é um exagero. Doenças provocadas por má postura são comuns, especialmente na vida de quem trabalha durante muito tempo sentado em frente a um computador.

Se você quer uma dica de por onde começar, escolha a cadeira. Busque um modelo que se ajuste o máximo possível ao seu corpo, isso inclui o encosto, a altura e o apoio de braços. Um bom suporte lombar também é essencial. Esse pedacinho do corpo pode provocar intensas dores quando exposto à postura irregular.

Depois de ler todas essas dicas é possível dizer que você detém informações suficientes para tirar o seu projeto de Home Office do papel. Seja ele em uma casa espaçosa ou em um compacto apartamento studio.

Os apartamentos studios são imóveis à venda com algumas características específicas: compactos, bem localizados e práticos. Ou seja, são destinados especialmente para quem não abre mão de aproveitar cada segundo do dia da melhor forma possível – seja se divertindo ou trabalhando a todo vapor em um home office bem decorado.

Com Agora Vale

Eldorado1300

AGENDA

outubro 2019
D S T Q Q S S
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.