Destaques Viagem

5 lugares históricos para viajar com os filhos

Viagem com os Filhos / Reprodução
Viagem com os Filhos / Reprodução

Perfeitos para famílias, esses destinos unem diversão e cultura em um só pacote,

Na hora de planejar uma viagem, o primeiro critério é sempre a diversão de todos os envolvidos. Mas quem disse que não dá para se divertir aprendendo? Pensando nisso, a ViajaNet, agência de viagens online, preparou uma lista de cinco lugares históricos para visitar com as crianças e ampliar seu repertório cultural.

1. Ouro Preto, em Minas Gerais

Conjunto arquitetônico e urbanístico de Ouro Preto (Foto: Raquel Mendes Silva/ Reprodução)
Conjunto arquitetônico e urbanístico de Ouro Preto (Foto: Raquel Mendes Silva/ Reprodução)

A história do Brasil passa obrigatoriamente por essa cidade mineira, tombada pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade. É até possível que as crianças já tenham ouvido falar dela na escola! E nada melhor do que estudar a história na prática, contando aos pequenos o que se passava na maior cidade brasileira da metade do século 18, enquanto passeiam por suas ruas de pedra bem conservadas e inúmeras construções barrocas, como igrejas e casarões.

2. Diamantina, em Minas Gerais

A cidade de Diamantina é uma herança do século 17 (Foto: Roberto Rosa/ Reprodução)
A cidade de Diamantina é uma herança do século 17 (Foto: Roberto Rosa/ Reprodução)

Localizada a cerca de 300 km de Belo Horizonte, essa outra cidade histórica também possui charmosas ruas de paralelepípedos, contornadas por casarões centenários muito bem conservados, que transmitem às crianças a sensação de estarem em um mundo diferente. Uma das construções mais impressionantes é o Passadiço, composto por dois casarões, um de cada lado da rua, interligados por uma passarela azul com janelas brancas em estilo barroco. Outra atração é a Gruta de Salitre, localizada a 9 km do centro da cidade. Seus cânions, formados por paredões de quartzo, impressionam a todos e atraem turistas do mundo inteiro. Este é um passeio que dará às crianças uma sensação de aventura que ficará marcada em suas memórias.

3. Petrópolis, no Rio de Janeiro

Museu Imperial de Petrópolis (Foto: Marco Oddone/Divulgação)
Museu Imperial de Petrópolis (Foto: Marco Oddone/Divulgação)

No alto da serra fluminense, está localizada uma das cidades mais interessantes do Brasil, tanto para os adultos, como para as crianças. Petrópolis foi o destino de verão de ninguém menos que Dom Pedro II. A escolha da cidade se deu justamente por seu clima ameno, em uma época em que os nobres sempre vestiam roupas pesadas, que tornavam o calor carioca praticamente insuportável. Nesta cidade, Dom Pedro II construiu um belíssimo casarão, que hoje abriga o Museu Imperial, um dos grandes atrativos para as crianças, que ficam boquiabertas com a Coroa Imperial, assim como com todas as relíquias do Segundo Reinado.

4. Paris, na França

Torre Eiffel em Paris (Foto: Reprodução/Air France)
Torre Eiffel em Paris (Foto: Reprodução/Air France)

Entre todas as cidades do mundo, provavelmente Paris é a mais citada entre excelentes destinos para turistas. E, por incrível que pareça, também conta com atrações para as crianças. Além de ser cenário de obras que conhecemos desde pequenos, como o Corcunda de Notre-Dame, a capital da França possui obras artísticas e marcos históricos que se vê desde cedo nas aulas, como a Torre Eiffel e os contornos da Bastilha, sem mencionar o acervo do Museu do Louvre. E, como se não bastasse, Paris tem muitos parques de diversão em seus arredores, como a Euro Disney.

5. Cuzco, Vale Sagrado e Machu Picchu, no Peru

Machu Picchu no Peru (Foto: Getty Images)
Machu Picchu no Peru (Foto: Getty Images)

Diferente dos outros destinos, essas cidades peruanas trazem lembranças de civilizações fascinantes da antiguidade. Em Cuzco, há diversos museus, lojas de artesanato e restaurantes com a gastronomia típica local. Além disso, nos arredores da cidade se encontram vários sítios arqueológicos da civilização Inca. Mas é em Machu Picchu que está o ponto alto da viagem, com o principal sítio arqueológico da América, escolhido como uma das novas sete maravilhas do mundo. Já o Vale Sagrado guarda diversas atrações para toda a família, como visitar o povoado de Pisac e conhecer a arte, a cultura e as roupas típicas do povo nativo peruano. Esse povoado oferece passeios de caiaque, quadriciclo e bicicleta, além de uma divertidíssima aula de cerâmica.

Com Revista Casa e Jardim

Eldorado1300

AGENDA

novembro 2019
D S T Q Q S S
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.