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05/08 – Dia Nacional da Saúde: Faça do cuidado com a sua saúde um hábito

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Hoje (05), comemora-se o Dia Nacional da Saúde. Um dia importante para promover a conscientização sobre a importância dos cuidados que cada um deve ter com o corpo.

Um dia para ressaltar a importância de buscar no dia-a-dia por um equilíbrio físico e mental. Para isso alguns fatores devem ser seguidos, como uma boa alimentação, um bom descanso, atividades físicas e cuidados com a higiene pessoal.

Confira 5 dicas para o seu bem estar:

1 – Atividades Físicas e Mentais

As atividades físicas e mentais são muito importantes e fazem uma enorme diferença na sua qualidade de vida, e o melhor, você não precisa gastar dinheiro para praticar tais maravilhas para sua saúde.

  • Caminhadas de no mínimo 20 minutos diariamente melhoram a circulação do seu sangue, o que evitará inúmeras doenças, além de manter seu corpo disposto para muitas outras atividades e trabalhos durante o seu dia.
  • Alongamentos e relaxamentos são exercícios benéficos para manter músculos e nervos funcionando em harmonia.
  • Pequenos exercícios, como abdominais e flexões nos minutos de intervalos.
  • Trocar um hábito ruim, como exemplo: ao invés de assistir televisão, experimente pular corda ou interagir mais com a família, filhos ou amigos com jogos de memória, detetive, banco imobiliário, jogo da velha, jogos com palavras como a famosa”forca”, ou “stop”.
  • Fazer exercícios mentais é uma atividade muito boa, ou falando melhor, “malhar seu cérebro”, desafios a si mesmo como: um jogo de xadrez, decorar palavras, decorar sequências de cores, desafiar a matemática, são exercícios que aumentam a velocidade do seu raciocínio e o do seu desempenho diário.
  • Uma boa leitura também é um ótimo exercício para mente e aprendizado. Leia livros e revistas de assuntos diversos, isso estimula sua criatividade, sem contar que é um baita presente ao seu cérebro.

2 – Refeições

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Cuide de sua saúde / Foto: Google

A alimentação é um dos pontos principais do nosso dia a dia, começando o dia co uma boa refeição logo no café da manhã (a refeição mais importante do dia) é a fonte de energia para todo o restante do dia. Leite e derivados, cereais matinais, pães, frutas ou sucos naturais, são alimentos consumidos frequentemente por nós brasileiros pela manhã e isso faz muito bem.

O almoço também é muito importante, alimentos como: Arroz, feijão, carnes (brancas de preferência), legumes e verduras bem coloridas reforçam seu organismo e a disposição do seu corpo.

Se sentir fome durante os intervalos, sempre prefira frutas ao invés de doces ou guloseimas.

Na janta, é bom pegar leve, comer pequenas porções, porque seu corpo vai ficar parado e a digestão acontece em um ritmo mais lento.

Troque hábitos não saudáveis como: Tomar muito refrigerante por outras bebidas, como sucos naturais e água. Alimentos doces por frutas e cereais, massas (pizzas, lanches, pastéis, etc) por alimentos integrais e mais saudáveis. Mude seu cardápio com variedades naturais e mantenha uma vida com muito mais saúde.

3 – Água

Um corpo ativo e hidratado, necessita de muita água. Em média, nós perdemos 2,5 litros de água por dia e para essa reposição temos que tomar no mínimo 2 litros ou mais por dia, além dos alimentos que contém bastante líquido.

Beber essa quantidade de água diariamente é difícil pra muitas pessoas, mas devemos nos habituar no decorrer do dia a dia. Veja algumas dicas que ajuda no equilíbrio da água no nosso corpo.

  • Beber água em jejum: Faz uma drenagem no seu organismo, preparando-o para receber alimentação diária.
  • Não é recomendado beber muita água junto com as refeições, 30 minutos antes e 1 hora depois das refeições é a melhor opção para se tomar água após refeições que ativam sua sede.
  • Depois dos exercícios físicos ou trabalhos pesados, nosso corpo perde muito líquido, beber pequenas quantidades entre as pausas faz muito bem.
  • Antes de dormir é essencial beber pelo menos um copo d’água, pois mantém seu corpo hidratado durante a noite e seu organismo funcionará de uma forma mais leve e melhor ao amanhecer.

4 – Evitar o “Stress”

Quando chega no fim do dia, ou até durante, surge aquela agonia de tantas coisas que aconteceu e saiu do controle.

O stress é a causa de muitas doenças, por isso devemos combater o stress nos equilibrando e deixando hábitos como:

  • Fumar
  • Beber álcool em excesso
  • Comer em excesso ou comer muito pouco
  • Permanecer muitas horas em frente à televisão, computador e smartphone
  • Se afastar de pessoas que trazem o “stress”
  • Dormir em excesso ou dormir por poucas horas
  • Usar medicação ou drogas para relaxar
  • Procrastinação (adiar constantemente as tarefas que necessitam ser realizadas)
  • Evitar a qualquer custo enfrentar os problemas que podem acabar com seu dia
  • Descontar o seu stress em outros (explosões de raiva, violência, agressões, críticas e ofensas)

Combater todo sedentarismo também é uma ótima ajuda. Cumprindo tudo isso, seu stress desaparecerá da sua vida e seus dias serão mais felizes.

5 – Dormir Bem

Se não dormimos no mínimo 8 horas por dia, certamente nos sentiremos mal humorados, sem produtividade, exaustos, desconfortáveis, desequilibrados, etc… Tudo bem que quem trabalha e estuda fica difícil dormir este período de tempo, mas tentar ao máximo priorizar as tarefas e dormir cedo é um desafio muito saudável.

O descanso do nosso corpo e mente, é o que nos equilibra na correria do dia a dia, necessitamos de uma boa noite de sono para resolvermos conscientes e dispostos todas preocupações e afazeres.

O que ajuda num sono reparador, além de um bom colchão, é uma boa alimentação já citada acima e mudanças de hábitos ruins por hábitos mais saudáveis já anotados acima também. É bom evitarmos o costume de dormir muito tarde e acordar “mais tarde” ainda, isso descontrola nosso descanso, alimentação, produtividade e principalmente nossa saúde!

Experimente estas 5 dicas e sua vida será mais saudável, seu dia mais alegre e você bem mais feliz!

Com A Família

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Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Aldryene Prata

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SILVA JUNIOR

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Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

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Arnaldo Martins

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Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.