Super Destaques Viagem

Dicas para usar o Google Tradutor em viagens

O Google tradutor inova com sua câmera instantânea (Foto: Reprodução/Awebic)
O Google tradutor inova com sua câmera instantânea (Foto: Reprodução/Awebic)

Esqueça os perrengues que a falta do idioma pode trazer e aproveite as novas experiências com o auxílio de ferramentas de tradução

Viajar para outro país de férias permite ter diversas experiências. Porém, se você não souber muito bem o idioma local, poderá enfrentar dificuldades. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como você pode usar o Google Tradutor da melhor forma na sua viagem. Ele permite traduzir diversas palavras e frases em 103 línguas diferentes. Ao todo são 10.506 combinações entre elas.

Lens + Tradutor

A combinação permite que o usuário faça tradução imediata de textos impressos em mais de 100 idiomas, mostrando o resultado sobre o objeto físico. O usuário também pode traduzir fotos tiradas previamente e que estão na galeria do celular. No app, basta tocar no ícone de álbum de fotos, dar permissão ao app para acessar a memória do smartphone e selecionar o arquivo que você quer traduzir.

Use a voz

Com a ajuda da ferramenta, é possível traduzir frases sem precisar digitar, usando apenas sua voz. Para isso, abra a ferramenta e, na parte superior da tela, selecione o idioma que você quer falar e para qual idioma deseja traduzir sua fala. Em seguida, toque no ícone do microfone. Quando o aplicativo pedir permissão para capturar áudio, toque em “Permitir”. Aí basta falar e esperar. A versão traduzida aparecerá em texto logo em seguida. Se quer ouvir a pronúncia, toque no ícone de um alto-falante.

É possível traduzir por voz, sem precisar digitar no celular (Foto: Reprodução/Googletranslate)
É possível traduzir por voz, sem precisar digitar no celular (Foto: Reprodução/Googletranslate)

Em tempo real

Precisa de informações neste exato momento e não consegue se comunicar em outro idioma? É simples! Abra o Google Tradutor e, na parte superior da tela, selecione os idiomas que fazem parte da conversa: isto é, o seu e o da pessoa com quem você quer falar. Em seguida, toque no ícone de dois microfones juntos. Basta falar e esperar que o Google Tradutor faça a tradução instantaneamente e ainda reproduza o áudio. Quando a outra pessoa falar, basta tocar no ícone do idioma dela e fazer o mesmo. Você ainda pode selecionar o modo automático para que a tradução seja feita continuamente, enquanto os dois falam.

Offline

É possível utilizar o Google Tradutor mesmo quando você está sem internet. Neste caso, basta fazer o download de um pacote extra, que é oferecido pelo Google dentro do aplicativo principal. Ao abrir o “Google Tradutor”, dê um toque no ícone representado por “três linhas” e vá em “Tradução off-line”. Procure pelo idioma desejado, toque no ícone ao lado e clique em “Fazer o download”. Depois de efetuado, você poderá realizar as traduções a partir da tela inicial do programa.

Também é possível realizar as traduções em modo offline (Foto: Divulgação)
Também é possível realizar as traduções em modo offline (Foto: Divulgação)

Com Globo

Eldorado1300

AGENDA

novembro 2019
D S T Q Q S S
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.