Cidade Super Destaques

Revitalização da Praça Pedro Maciel vai possibilitar múltiplo uso do espaço

Cláudio Caramelo (PRB), ao lado da arquiteta responsável pelo projeto, Fernanda Ferreira
Cláudio Caramelo (PRB), ao lado da arquiteta responsável pelo projeto, Fernanda Ferreira

A tão conhecida Praça Pedro Maciel (popularmente chamada de praça da Rodoviária) que a tanto esperava por maior apropriação de seu espaço, enfim receberá novo projeto de requalificação que promove melhor integração do espaço para múltiplos usos. Seja para estacionamento ou descanso em horário comercial, sob a sombra das árvores preservadas e da contemplação dos novos jardins que serão acrescidos.

Nesta sexta-feira (12) o presidente do Legislativo, Cláudio Caramelo (PRB), ao lado da arquiteta responsável pelo projeto, Fernanda Ferreira, tirou dúvidas de jornalistas da cidade sobre a obra e como vai ficar o espaço que poderá usado para feiras e outros eventos do tipo. Quando finalizada, a obra vai acabar com a insegurança e medo de transeuntes que evitavam o local, principalmente à noite.

Além de um amplo projeto paisagístico com jardins e bancos, o projeto contempla postes de iluminação que vão possibilitar o uso do espaço durante a noite.    Ao estimular outros usos diversificados para a praça buscou-se uma forma de garantir que ela, de fato, tenha uma função. Isso porque o Boulevard construído sobre a Av. Dr. Renato Azeredo acabou assumindo este papel em função de sua posição estratégica à frente da rodoviária e não ao lado, como a praça.

A requalificação também possibilita o uso do espaço para recreação e lazer, como feiras, passeio de bicicleta e áreas de convivência. A praça terá mosaicos em piso intertravado que, além da beleza e bem-estar, proporciona maior absorção de água da chuva, que contribui para a permeabilidade do solo. Ela ganhará também uma iluminação pensada para segurança e conforto das pessoas que utilizarão o espaço, com instalação de vários postes abaixo da copa das árvores.

Quanto ao estacionamento, este será composto por 34 vagas de carro, sendo duas para pessoas com deficiência e uma para idoso, além de 12 vagas para moto. Essa definição de uso à praça tem o intuito de facilitar a vida dos cidadãos que vão à Câmara Municipal, mas sem comprometer a função de utilidade pública da praça, já que este espaço poderá ter fins diversos.

Outro aspecto arquitetônico proposto para estimular o aproveitamento da praça foi o recuo da calçada da Câmara Municipal que aliado a travessia elevada em frente à guarita, pode proporcionar a integração dos dois espaços. A execução do projeto é responsabilidade da prefeitura ao custo de R$ 158 mil com prazo de conclusão aproximado em mais 50 dias.

AsAs

Eldorado1300

AGENDA

julho 2019
D S T Q Q S S
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Linda Martins

Linda Martins

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.