Cidade Super Destaques

Projeto regional de educação financeira faz grande sucesso em escolas estaduais

WhatsApp Image 2019-06-19 at 11.54.32

O auditório da Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI) foi palco do encerramento de um ciclo do projeto Educação Financeira aplicado em escolas da rede estadual de ensino da região. A iniciativa foi promovida pelo Sicoob Credisete, ACI, Sebrae e Superintendência Regional de Ensino (SEE) com apoio da Federaminas, Abefin e Metlife. Centenas de alunos das escolas públicas participaram das atividades e os trabalhos foram apresentados para um grande público.

Para enriquecer esta fase final foram proferidas duas palestras diretamente ligadas ao tema dos trabalhos. Lusciméia Reis, coordenadora do projeto, falou sobre “Inteligência Financeira para Negócios”. Ela não escondeu a emoção já que todas as unidades educacionais participantes mostraram excelente desenvolvimento diante da proposta. “É preciso aprender a levar a educação financeira para nossa casa. Isso salva uma família. Isso é uma prioridade”, comentou.

Lusciméia Reis avalia que atualmente as crianças estão sendo criadas de uma maneira “muito solta” não só do ponto de vista da tecnologia, mas também do financeiro. “As pessoas querem dar aos seus filhos o que elas não tiveram e isso não é correto. Precisamos promover a educação financeira para todas das pessoas. Todos devem entender que esta não é uma questão apenas de planilha matemática, mas que pode provocar fortes conseqüências emocionais. É uma questão de vida”, alertou.

A segunda palestra do dia foi de Luiz Edson Feltrim ex-diretor do Banco Central do Brasil e superintendente do Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável. O tema proferido por ele foi “O Papel da Educação Financeira do Cooperativismo” quando mostrou um panorama do sistema no país e como ele pode mudar a vida da comunidade onde está inserido. “Os principais pilares do cooperativismo é o interesse pela comunidade e a educação financeira. Pela proximidade das cooperativas como Sicoob Credisete têm com as pessoas fica muito mais fácil auxiliar nas questões relativas às finanças pessoais”, explica. Edson Feltrin aponta que um dos caminhos é avaliar se o crédito é bom ou ruim para o momento daquela família. “O importante saber utilizar o crédito em um momento certo que seja a favor de sua vida financeira”, destacou.

O projeto de Educação Financeira foi desenvolvido baseado na metodologia DSOP – Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar, que ensina a implementar um plano de vida para atingir seus objetivos; criar cenários futuros para a realização dos sonhos de curto e longo prazos e a desenvolver competências para as mudanças de hábitos saudáveis em relação ao dinheiro. O cronograma de trabalho foi iniciado no dia 9 de abril e atendeu escolas estaduais dos seguintes municípios: Sete Lagoas e nos municípios: Baldim, Cachoeira da Prata, Capim Branco, Fortuna de Minas, Funilândia, Funilândia/Sede, Inhaúma, Jequitibá, Prudente de Morais e Santana do Pirapama.

IMPORTÂNCIA DO PROJETO

Para o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credisete, Leonardo Chaves Costa, esta foi mais uma oportunidade da cooperativa participar efetivamente da vida das pessoas que vivem nos municípios onde ela mantém suas operações. “Nosso objetivo é fazer a diferença não só para associados, mas para a população de toda região. A educação financeira é o caminho a ser seguido e fico muito feliz ao comprovar que este projeto foi um sucesso”, comentou.

O vice-presidente da ACI, Flávio Fonseca, destacou a importância de começar a mudar o conceito de uma geração quanto ao tema proposto pelo projeto. “Trabalhar com aluno dessas escolas foi o início de um ciclo, agora esses alunos estão preparados para desenvolver esta ideia em outras pessoas. Isso pode muda futuro de nossa região”, comentou.

Alysson Almeida, gestor do Sebrae em Sete Lagoas, acredita que projetos com esse perfil podem refletir diretamente no desenvolvimento econômico e na geração de emprego e renda da região. “Esse foi um momento de plantio e sem solo fértil o resultado será positivo”, disse.

O evento contou com uma exposição de trabalhos realizados pelas escolas e no encerramento os melhores receberam premiações. Para fechar a programação foi realizada uma apresentação musical de Victória Reis, conhecida como Vickye, considerada a embaixadora mirim da educação financeira do Brasil.

ESCOLAS ESTADUAIS PARTICIPANTES

Aluísio Ferreira de Souza, Antônio Delphino dos Santos, Antônio Francisco de Oliveira, Ápio Solon Cardoso, Bernardo Valadares de Vasconcelos, Capitão João Lúcio do Carmo, Cel. Américo Teixeira Guimarães, Cel. Domingos Diniz Couto, CESEC Sete Lagoas, Deputado Renato Azeredo, Diolino Moreira, Dr. Alonso Marques Ferreira, Dr. Afonso Viana, Dr. Olinto Satyro Alvim, Dr. Arthur Bernardes, E.E. Oscar Artur Guimarães,  Dr. Avelar, Dr Ulisses Vasconcelos, Edite Furst, Emílio de Vasconcelos Costa.Escola de Ensino Médio, Francisco Sales, Governador Juscelino,João Martins Guimarães, João Rodrigues da Silva, José Evangelista França, José Ribeiro da Silva, Júlio César Reis Oliveira, Juvelino Vieira de Ávila, Maria Amâncio, Maria Anália Mendes Ferreira, Maurílio de Jesus Peixoto, Mestre Cornélio, Messias Antônio Guimarães, Modestino Andrade Sobrinho, Prefeito Zico Paiva, Professora Elza Moreira Lopes, Professor Cândido Azeredo, Professor João Fernandino Júnior, Professor Rousset, Professor Vitor Pinto, Ruth Brandão de Azeredo, Santos Azeredo, Sinhá Andrade, Venceslau Brás e Virgílio de Melo Franco.

 

 

 

Eldorado1300

AGENDA

outubro 2019
D S T Q Q S S
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Linda Martins

Linda Martins

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.