Cidade Policial Super Destaques

Programa Radar Eldorado entrevista Tenente Gaspar, Comandante do setor da Boa Vista do 25º BPM

Tenente Gaspar com Linda Martins no Radar Eldorado
Tenente Gaspar com Linda Martins no Radar Eldorado

Recebido pela primeira vez na Rede Eldorado de Comunicação, o Tenente Gaspar concedeu ao Programa Radar Eldorado na manhã desta terça-feira (11), uma entrevista exclusiva onde a entrevistadora Linda Martins conversou com o militar sobre os índices de criminalidade na cidade e a Rede de Vizinhos Protegidos.

Segundo as informações do Tenente, os dados de janeiro a maio de 2018 em comparação ao mesmo período neste ano são muito expressivos. De acordo com a PMMG, foram realizados 1,3 milhões atendimentos de emergência policial no Estado, sendo que 718 mil foram ocorrências registradas. Obteve uma redução de 46% dos ataques às instituições financeiras, conhecidos como assaltos à banco. O número de roubos consumados obtiveram uma queda de 29%, nos homicídio uma redução de 17% e de 27% nos crimes violentos, crime este, que mais impacta a população. Houve também redução de 13% dos estupros consumados. Essa redução expressiva demonstra que a estratégia da Polícia Militar tem sido efetiva e os números não negam. “O ano de 2019 é o 3º consecutivo com intensa redução na criminalidade na cidade de Sete Lagoas”, afirmou o Tenente Gaspar.

Essa estatística positiva se deve também a atuação da Rede de Vizinhos Protegidos, que colabora muito com a intervenção protetiva focada na mobilização social, que visa a redução dos índices de criminalidade e principalmente a potencialização da sensação de segurança da sociedade. O objetivo deste programa é aproximar a PM da sociedade, ocorrendo reunião mensal entre líderes e indicados de cada rede, e também a reunião geral toda última 3ª feira do mês, no 25º Batalhão. As reuniões consistem em tratar de temas de Segurança Pública e traçar metas para conseguir resolver os problemas de cada região. “Com essas reuniões os líderes se tornam mais informados, aprendem que medidas simples geram efeitos muito positivos e ninguém melhor do que o próprio morador daquela rua, daquele bairro, para saber dos problemas e discutir de forma coletiva o que precisa ser melhorado e assim chegar à resolução desses problemas”, disse o Tenente.

O Tenente concedeu informações importantes para aquele que tem interesse em montar em sua região uma Rede de Vizinhos Protegidos. “Há duas formas de iniciar esse processo de implantação: inicialmente, via Ofício enviado ao 25º Batalhão, que está localizado na rua Luzia Miranda dos Santos, nº 125, bairro São Pedro, e encaminhar o Ofício colocando o nome da pessoa que solicita, os moradores da casa dela, documento de RG, nome da rua e bairro que ela deseja implantar e quantas pessoas ela já mobilizou para tal solicitação. A PM é uma fomentadora do programa, mas a sociedade que mobiliza as pessoas da rua, do bairro para ocorrer a implantação da Rede de Vizinhos Protegidos”.

Para mais informações foi disponibilizado o telefone da Seção de Planejamentos e Operações da PM: (31) 3027-3820 (falar com o 1º Tenente Cláudio), a partir de então os Sargentos irão colher as informações necessárias e passar as diretrizes para o Comandante do setor, informando o desejo de implantação e a formalização desta.

Atualmente a população tem se preocupado mais com a segurança e tomado medidas de auto proteção, isso faz com que os índices criminais locais reduzam. “A redução não se deve propriamente pela presença mais efetiva da PM e sim porquê as pessoas começam a se preocupar mais com a segurança pública. Nós temos na Constituição Federal o Artigo 144, que em um de seus trechos nos trás: “Segurança Pública é dever do Estado, e direito e responsabilidade de todos”, então todo cidadão tem direito mas também tem responsabilidade com a segurança”, afirmou o Tenente.

O Tenente Gaspar está à frente do setor de proteção do bairro Boa Vista há dois anos e os números são expressivos positivamente. A presença de meliantes não é tão constante em relação a execução de furtos e roubos, o que é destaque no bairro é o número de usuários de drogas nos espaços públicos do local. Para combater esse tipo de situação conta-se com o apoio da ROCA Guarnição, que realiza constante vigilância e cães farejadores, o que possibilitou a prisão de muitos usuários. O objetivo é tornar o Parque Náutico Boa Vista, um ponto turístico seguro, atrativo para o lazer familiar e principalmente o maior público se sentir seguro, que são os praticantes de atividade física.

A Polícia Militar realiza estudos para entender o que motiva um crime, e isso se deve a três fatores, conhecido como “Triângulo do Crime”. Ele consiste em um criminoso motivado; uma pessoa disposta a cometer um crime em determinado ambiente por ser um local vulnerável, com a falta da PM ou vigilância no momento do delito, o segundo ponto são os locais mal iluminados, ou com total falta de iluminação e o terceiro, a oportunidade dada pela própria vítima, quando se comporta de maneira chamativa com aparelho de celular nas mãos, por exemplo.

Ao final da entrevista o Tenente parabenizou toda a equipe pelo trabalho de excelência e pelo aniversário da Polícia Militar que completou 244 anos no dia 09 de junho. “Só orgulho essa tropa”, concluiu Tenente Gaspar.

Da Redação

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2019
D S T Q Q S S
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Aldryene Prata

Aldryene Prata

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.