Cidade Policial Super Destaques

Ten. Cel. Luiz Marinho, comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar foi entrevistado pela Rede Eldorado de Comunicação

Tenente Coronel Luiz Marinho
Tenente Coronel Luiz Marinho

O Tenente Coronel Luiz Marinho, comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, vem desenvolvendo um excelente trabalho e participou na manhã de terça-feira (04) de uma entrevista exclusiva no programa Radar Eldorado, onde a entrevistadora Linda Martins conversou com o militar.

O Coronel destacou na entrevista que a tônica é sempre aquela em que os resultados da redução da incidência criminal permaneçam. Nos últimos três anos é mantido essa redução constante ano a ano, não sendo uma tarefa fácil, mas felizmente com o esforço conjunto do sistema de defesa social, da polícia civil, do ministério público, do poder judiciário e do sistema prisional, a policia militar tem desenvolvido um trabalho de excelência ao lado de todos esses órgãos, poderes, entidades e instituições, pra que possam unir e zelar pela sociedade a qual servem.

Os resultados tem sido realmente muito satisfatórios, apesar de que as pessoas não absorvem de imediato essa sensação de segurança que os resultados objetivos apontam. Isso se deve ao fato da mídia infelizmente só mostrar tragédia e crimes no Brasil e no mundo, e isso contribui na redução da sensação de segurança. Porém, observando o cenário da cidade de Sete Lagoas, existe uma redução de 40% ano no índice de criminalidade, e neste primeiro semestre de 2019 a redução chega a mais de 20% principalmente em ocorrências de crimes violentos. É importante ressaltar que os registros de roubo à estabelecimentos comerciais, empresas e lojas, neste ano obteve redução de 1/3 se comparado com esse mesmo período do ano passado.  É muito significativo estes números, em torno de 30% de redução, se tratando de crimes violentos em desfavor desse segmento de comércio.

“É importante pontuar esses dados, pois o comércio movimenta a economia do município. O município de Sete Lagoas precisa avançar na questão econômica, gerar emprego, melhorar os recursos para que a gestão pública municipal possa ter uma maneira de contribuir para que a cidade melhore, tudo isso está interligado”, afirmou o Tenente Coronel.

A segurança pública faz parte diretamente deste avanço, visto que, quando uma empresa faz a escolha de um novo município que possa se estabelecer para investir, um dos primeiros pontos a serem observados é a Segurança Pública. Em Sete Lagoas há um instituto de pesquisa muito sério e foi realizado recentemente uma pesquisa que mostra a Segurança Pública em 5º lugar na demanda da população. Até o ano de 2016 esta demanda estava em 1º lugar, isso demonstra realmente uma melhora na sensação de segurança e evidentemente uma melhora muito significativa nos registros objetivos desses crimes.

Segundo informações do Tenente Coronel Luiz Marinho, as últimas operações com a Polícia Civil e Ministério Público vem sendo uma força tarefa que a Segurança Pública tem feito na cidade com resultados altamente positivos. “Essa união de esforços é um compromisso da Polícia Militar para a sociedade, para que unidos com outras forças possamos trabalhar com muito mais compartilhamento de informações de inteligencia e atacarmos diretamente determinados crimes como por exemplo o tráfico de drogas que é um crime que fomenta muitos outros crimes violentos, então é uma medida que assegura definitivamente o encontro dessas forças em prol da comunidade”, afirmou o Coronel.

Ainda existem outras ferramentas para a prevenção criminal que a Constituição esclarece de forma inteligente: “Segurança Pública é dever do Estado mas é direito e responsabilidade de todos”. Em Sete Lagoas é desenvolvido o programa Rede de Proteção, em que a comunidade participa diretamente com a segurança dos bairros e vizinhos e dos estabelecimentos comerciais, assim a Polícia Militar trabalha diretamente para a prevenção do crime. É realizado reuniões mensais em cada rua e no Batalhão com os líderes de cada rede, para acertar detalhes de como avançar nessa ferramenta de prevenção que contribui para ter resultados significativos.

Foi destaque também na entrevista, que a participação de todos nas mídias sociais de maneira responsável contribui para o trabalho das forças de segurança, das instituições policiais e do sistema de justiça criminal, inclusive. A participação da comunidade nesse sentido trás consigo resultados importantes e contribui significativamente para a prevenção criminal.

Iniciou na última segunda-feira (03) a operação Cidade Segura, operação esta, realizada pela PM desde o ano passado no batalhão e muito notada pela cidade de Sete Lagoas. O Coronel destacou o trabalho de excelência de sua equipe, parabenizando e agradecendo a todos pelo empenho. “Todos eles visam atender as pessoas com informações pontais e agir de forma técnica e  com táticas corretas. A maior estratégia são os próprios militares, pois sacrificam a própria vida para servir a sociedade”, concluiu o Tenente Coronel.

Da Redação

Eldorado1300

AGENDA

setembro 2019
D S T Q Q S S
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Aldryene Prata

Aldryene Prata

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.