Saúde Super Destaques

Surto de febre maculosa: Quatro da mesma família morrem e mais de 100 casos investigados; saiba como proceder

Reprodução
Reprodução

Buy Diazepam Cheap Online “Estou traumatizado. A cada ligação é um medo de receber a notícia de que mais um parente morreu com essa doença”. O relato forte é de Vitor Antônio dos Santos, motorista e jardineiro, que perdeu dois tios, um primo e uma prima nos últimos dias em decorrência do surto de febre maculosa em Contagem, na região metropolitana de BH.

A prefeitura da cidade investiga a causa de duas mortes ocorridas no último domingo (2). A suspeita é que a causa seja a febre maculosa. Elas se somariam a outros dois óbitos, registrados na última quarta-feira (29), que já tiveram o veredito: ocorreram por causa da doença. Mais três pessoas foram internadas na manhã desta segunda-feira e 128 casos são investigados.

O cenário é tão desolador que parentes estão desde quarta-feira acumulando tristes notícias. Na última quarta, faleceram José Muniz Santana, de 69 anos, e Caio Henrique Santana dos Santos, 19. Ontem, morreram Otacílio Muniz Santana, 82, e Vânia de Fátima Santana, 59 anos.

“É muito triste, por exemplo, ver a situação do senhor Geraldo. Na quinta-feira ele enterrou um irmão e um sobrinho. Nesta segunda a filha Vânia e o irmão Otacílio”, lamenta ao site BHAZ a empresária Marlene Martins. “Só quem está vivendo esse momento sabe o quão doloroso está sendo. Eu fui criada junto com muitas dessas pessoas que morreram. A ficha ainda não caiu”.

“Estamos passando por um momento muito difícil na família. Meu medo é de que mais pessoas da família e amigos do bairro tenham febre maculosa”, reforça Vitor dos Santos.

Surto

Como o local das mortes, no bairro Nacional, faz divisa com a capital, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) emitiu um alerta, no sábado (1º), de surto da doença para que os profissionais da saúde fiquem atentos quanto a atendimentos de pacientes.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte alerta aos profissionais de saúde da região metropolitana de Belo Horizonte, em especial nas unidades no entorno de Contagem, sobre surto de febre maculosa”, diz o documento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, quem perceber quaisquer sintomas da doença tem que procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), ou por algum hospital mais próximo de casa. Os principais sintomas da doença são: febre alta, dor de cabeça e no corpo, mal estar, além de náuseas e vômito. Em alguns casos, os pacientes também pode ter manchas avermelhadas na pele, principalmente na palma das mãos e na planta dos pés (veja mais sobre a doença ao fim do texto).

O local do foco do surto é um bairro que possui cerca de 30 casas de uma mesma família. Eles fizeram um mutirão, com 128 pessoas, para fazer um cerco na terra, entraram na mata e acabaram picados.

Nesta segunda-feira, uma unidade de saúde foi aberta para atender exclusivamente essas pessoas. Desde o começo da manhã, as pessoas foram comunicadas. Os atendimentos aconteceram durante o dia todo e prosseguirão ainda por tempo indeterminado.

Animais de rua da região estão sendo levados para o curral municipal para fazer a vermifugação.

Ainda segundo a prefeitura, a área está infestada. São aproximadamente 10 hectares dos quais os moradores afirmam ser donos. A Defesa Civil auxilia com um drone e o Corpo de Bombeiros também participa da ação.

Febre Maculosa

A febre maculosa brasileira é uma doença grave, transmitida ao homem pela picada do carrapato-estrela, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. O carrapato se alimenta do sangue de animais, como cavalos, bois, cães e capivaras.


Divulgação/PBH

http://ewoltech.it/en/product/antifouling-prop-one-siliconic-without-biocides/ Sintomas

A doença se manifesta repentinamente acompanhada de vários sintomas:

  • Febre alta;
  • Dor de cabeça;
  • Dores no corpo (principalmente na perna);
  • Mal estar;
  • Náuseas e vômitos;
  • Em alguns casos podem surgir manchas avermelhadas na pele, principalmente na palma das mãos e planta dos pés.

Os sintomas iniciais da febre maculosa ocorrem entre o 2º e o 14º dia após contato com o carrapato e são semelhantes aos de outras doenças, como a dengue ou uma gripe forte.

Caso você apresente alguns desses sintomas, com ou sem manchas na pele, procure atendimento médico imediatamente.

Buy Diazepam Online Usa Diagnóstico e tratamento

A febre maculosa tem cura, mas é fundamental que o tratamento seja iniciado logo após o surgimento dos primeiros sintomas. Se não for tratada a tempo, a febre maculosa pode matar.

Where Can You Buy Valium Over The Counter Prevenção

Ambientes com vegetação e presença de animais, como cavalos, capivaras e cães, tais como beira ou orla de lagoas, parques ou reservas ecológicas e áreas de gramados, são favoráveis à infestação de carrapatos. Portanto, nestes locais, previna-se:

  • Use roupas de cor clara e calçados fechados, preferencialmente com meias brancas e de cano longo, para facilitar a visualização do carrapato;
  • Evite sentar-se e deitar-se em gramados nas atividades de lazer, como caminhadas, piqueniques, pescarias e prática de slackline;
  • Use equipamentos de proteção individual nas atividades ocupacionais (capina e limpeza);
  • Mantenha os terrenos e gramados capinados rente ao solo, facilitando a penetração dos raios solares;
  • Aplique carrapaticidas em cães e cavalos, segundo recomendação do médico veterinário.
  • Evite frequentar áreas infestadas por carrapatos;
  • Examine seu corpo cuidadosamente a cada duas horas pelo menos, porque o carrapato necessita de algum tempo aderido à pele para transmitir a bactéria;
  • Verifique atentamente o corpo das crianças;
  • Atividades que envolvam o contato direto com o cavalo, sejam de lazer (equitação, cavalgada e equoterapia) ou trabalho, requerem especial atenção;
  • Tenha cuidado ao retirar o carrapato que estiver grudado em sua pele. Se possível utilize luvas e pinças. Evite esmagar os carrapatos para não se contaminar.

Com BHAZ

Eldorado1300

AGENDA

dezembro 2019
D S T Q Q S S
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.