Super Destaques

Forças de segurança se reúnem em Sete Lagoas para implantar projeto contra ataques a bancos

Coronel Etevaldo Luiz Caçadine coordenou o encontro em Sete Lagoas
Coronel Etevaldo Luiz Caçadine coordenou o encontro em Sete Lagoas

Redes regional de monitoramento de explosões de caixas eletrônicos será coordenada pelo Governo de Minas

Sete Lagoas foi sede de importante encontro que teve como tema uma das vertentes de combate à criminalidade da segurança pública de Minas Gerais. O auditório do Sicoob Credisete recebeu autoridades militares, civis e representantes do sistema bancário e das principais entidades e grupos empresariais da cidade para iniciar a implantação de uma rede regional de monitoramento de explosões de caixas eletrônicos. O encontro foi coordenado pelo Coronel Etevaldo Luiz Caçadine de Vargas, subsecretário de Integração de Segurança Pública, e também contou com a presença do prefeito Cláudio Caramelo.

A ideia é formar um grupo em regiões diferentes do Estado, com nomes pré-definidos de profissionais que ficarão responsáveis por realizar um trabalho específico e voltado para o acompanhamento, prevenção e apuração de explosões de caixas eletrônicos. Esses atores terão a missão de ampliar o compartilhamento de informações sobre o crime entre as instituições e formular ações coordenadas com todo o Estado. “É preciso a mobilização de todos, inclusive da população. A integração ordenada é a fórmula do sucesso. A segurança pública é dever do Estado, mas é uma obrigação de todos”, comentou o Coronel Caçadine.

O grupo de coordenação da Secretaria Estadual de Segurança Pública tem forte atuação na área de inteligência, fazendo o mapeamento do modus operandi dos criminosos e a identificação de quadrilhas. De forma integrada, as apurações da inteligência se transformam em operações repressivas e preventivas. A reunião foi o primeiro passo para criação da rede local de atuação. Agora serão realizados encontros continuados para solidificar o projeto na região.

O prefeito Cláudio Caramelo foi acompanhado do secretário municipal de Trânsito, Segurança e Transporte Coletivo, Wagner Augusto de Oliveira. Ambos destacaram o apoio da Prefeitura em ações de segurança em Sete Lagoas. “Garantimos o perfeito funcionamento de todo sistema de monitoramento da cidade que é um importante equipamento de atuação da segurança pública”, comenta Cláudio Caramelo. “Também temos a Guarda Civil Municipal que oferece total apoio em ações de combate à criminalidade”, reforçou Wagner Oliveira.

Durante o encontro as principais lideranças da segurança pública da região apresentaram questões relacionadas ao seu trabalho. A comandante da 19ª Região da Polícia Militar, Coronel Kerley da Silva Almeida, destacou a queda da criminalidade na região após a instalação da Região Integrada de Segurança Pública (19ª RISP). De acordo com seus relatórios os ataques contra bancos na região marcaram o seguinte registro: 2013 (3), 2014 (3), 2016 (6), 2017 (2) e 2018 (0). O chefe do Departamento do Polícia Civil, Juarez Ferreira da Luz, também destacou esta queda. Ainda deram seus depoimentos o promotor de Justiça Marcelo Augusto Vieira, o diretor do presídio Promotor José Costa, Edson Peixoto, e o Major Christian André Ferreira comandante da 5ª Cia Independente do Corpo de Bombeiros.

A reunião foi prestigiada com as presenças dos presidentes da Associação Comercial e Industrial, Bruno Chaves Violante, da Câmara de Dirigentes Lojistas, Geraldir Alves, do Sindcomércio, Evando Avelar. Representantes dos grupos empresariais com forte atuação no município também compareceram. O presidente da Câmara Municipal, Pastor Alcides Longo de Barros, representou o Legislativo. O Sicoob Credisete foi representado pelo presidente do Conselho de Administração, Leonardo Chaves Costa, diretores e conselheiros.

 

encontro_segurança2

Evandor Avelar, presidente do Sindcomércio, Leonardo Chaves Costa, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credisete, prefeito Cláudio Caramelo, Geraldir Alves, presidente da CDL, e Bruno Chaves Violante, presidente da ACI

 

encontro_segurança4 (1)

 Leonardo Chaves Costa, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credisete, prefeito Cláudio Caramelo, e o Coronel Etevaldo Caçadine, subsecretário de Integração de Segurança Pública

 

Eldorado1300

AGENDA

novembro 2019
D S T Q Q S S
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Linda Martins

Linda Martins

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.