Entretenimento Super Destaques

MINAS GERAIS É DESTAQUE POSITIVO DA OLIMPÍADA NO BRASIL

Olimpiadas
Olimpiadas

Com representantes de 18 países treinando no estado e 32 representantes na delegação brasileira nos Jogos Rio 2016, estado já comemora antes mesmo do início das competições

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 ainda não começaram, mas Minas Gerais já está fazendo bonito e conquistando o coração dos estrangeiros que estão por aqui se preparando para o maior evento esportivo do planeta.

Até o fim dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, em setembro, terão passado pelo estado aproximadamente 2 mil atletas estrangeiros de mais de 25 países.  Desses, 1.300 atletas de 18 nações vêm ao território mineiro graças ao trabalho desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais de captação de delegações para treino e aclimatação em solo mineiro – iniciativa inovadora que não foi desenvolvida por nenhum outro estado país.

Os outros – aproximadamente 500 atletas – são integrantes das seleções de futebol que irão jogar o Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016, que terá 10 partidas no Mineirão, incluindo uma semifinal da competição feminina e a disputa de bronze masculino.

Para o secretário de Estado de Esportes e coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016, Carlos Henrique, o grande número de delegações presentes em Minas Gerais é fruto do trabalho conjunto de diferentes órgãos do Governo.

“Desenvolvemos um estudo técnico dos equipamentos esportivos em padrão internacional com o intuito de divulgar e captar delegações para treino e aclimatação. A presença em nosso estado favorece a divulgação das competências esportivas de Minas pra o Brasil e para o mundo. É a comprovação da nossa capacidade técnica, esportiva e turística”, afirma o secretário.

Minas Gerais comemora também o fato de ter número recorde de representantes na delegação brasileira que estará na Olimpíada. O estado estará representado por 32 atletas, a maior participação mineira na história, superando os 21 competidores de Atenas’2004 e Pequim’2008.

 

Núcleo Minas 2016

Criado em abril de 2015 pelo governador Fernando Pimentel, o Núcleo de Articulação Minas 2016 tem o objetivo de realizar as ações necessárias para sediar os eventos associados às Olimpíadas. O Núcleo congrega ao todo 16 secretarias e órgãos do Governo de Minas Gerais que planejam e executam ações conjuntas com vistas a aumentar a eficiência das medidas e economizar recursos. Para isso, diversas ações vêm sendo realizadas nos últimos meses.

 

União de esforços na segurança

http://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/pictures/1559/content_minas_2016-08<_seguranca_11.jpgPara garantir a segurança de atletas e torcedores, foi implantada a Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016 (Coesge-MG), que trabalha os alinhamentos para a execução do Torneio Olímpico de Futebol, que se soma aos esforços concluídos no revezamento da tocha e àqueles em operação, desde o ano passado, para o recebimento de delegações e comitês olímpicos.

Nas últimas semanas a comissão intensificou os treinamentos e capacitações para integrantes das forças de segurança que atuarão em Minas Gerais no período dos Jogos.

 

Atendimento nos hospitais e Mineirão

http://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/pictures/1560/content_minas_2016-03<_saude.jpgA Secretaria de Estado de Saúde (SES) está se preparando para atender os mais diversos tipos de ocorrências que podem vir a acontecer durante a realização do Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016 em Belo Horizonte. Por meio de sua Coordenação de Urgência e Emergência, o órgão pactuou os hospitais de referência Eduardo de Menezes, Odilon Behrens, Risoleta Neves e João XXIII para atendimento de eventos com múltiplas vítimas durante o período olímpico.

Na área do Mineirão – sede de dez partidas de futebol dos Jogos Olímpicos – a Secretaria terá profissionais no Centro Integrado de Segurança da Instalação (CISI), onde é feito o monitoramento de toda a área externa e interna do estádio, visando acompanhar, monitorar e dar respostas às situações de saúde.

 

Desafio premia escolas com kits esportivos

http://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/pictures/1561/content_minas_2016-01<_participacao_e_cidadania.jpgCom foco no público infanto-juvenil impactado pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, uma parceria entre as secretarias de Estado deEsportes (Seesp), Educação (SEE) e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) e do Núcleo de Articulação Minas 2016 lançou o Desafio Minas Olímpica e Paralímpica.

Na ação, estudantes da rede pública de ensino deveriam produzir uma foto que representasse os valores olímpicos e paralímpicos e redigir uma frase, relacionando-a ao enfrentamento do trabalho infantil ou da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Cinco escolas foram premiadas e receberam kits esportivos para fomentar a prática esportiva: Escola Estadual de Ensino Médio (São Lourenço), Escola Estadual Hauy Petruceli Mayrink (Santa Maria do Suaçuí), Colégio Municipal Rio Branco (Visconde do Rio Branco), Escola Estadual Professora Haydée de Souza Abreu (Timóteo) e Escola Estadual João XXIII (Ipatinga).

 

Sustentabilidade em foco

http://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/pictures/1562/content_minas_2016-04<_meio_ambiente.jpgA Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) também estará presente no Mineirão durante a realização do Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016. O objetivo é promover a sustentabilidade na gestão de resíduos, verificando o potencial de reaproveitamento dos recicláveis, além de viabilizar a destinação adequada dos materiais, propiciando a geração de renda e inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, de acordo com os requisitos apontados pelo Comitê Organizador Rio 2016 no Guia de Sustentabilidade.

De olho nos estrangeiros

http://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/pictures/1563/content_minas_2016-02<_relacoes_internacionais.jpgCom foco na presença dos estrangeiros no estado, a Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais desenvolveu ações, em parceria com outras secretarias e parceiros externos, com o objetivo promover o estado, atrair investimentos e apoiar o conjunto de atividades que vêm sendo desenvolvidas em prol da internacionalização de Minas.

Nesse âmbito, foi implantado o Minas Gerais Business Program, programa de atração de investimentos e promoção comercial que trará a Belo Horizonte empresas estrangeiras que estão em fase final de decisão para investimento no estado. O órgão se prepara ainda para a presença de missões internacionais em Minas por ocasião dos Jogos Olímpicos e para isso, promove atividades de organização e articulação.

 

Transforma leva Jogos Olímpicos às escolas

http://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/pictures/1564/content_minas_2016-07<_educacao.jpgA Secretaria de Estado de Educação levou o espírito olímpico às escolas públicas por meio do ‘Programa Transforma’, promovido em parceria com o Comitê Organizador Rio 2016.

A iniciativa apresenta-se como uma proposta de legado educacional olímpico e paralímpico implantado nas escolas estaduais de Minas Gerais e tem como linha de atuação a vivência dos valores esportivos, experimentações de diferentes modalidades, estímulo de novas vivências motoras, da vida saudável e do engajamento com os Jogos.

 

 

Atrativos mineiros em BH e no Rio

http://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/pictures/1565/content_minas_2016-06<_turismo.jpgDe olho nos turistas que virão a Minas Gerais durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) está desenvolvendo diversas ações de promoção e divulgação do estado com vistas a aumentar o fluxo turístico durante o período olímpico, aproveitando o momento de grande circulação de visitantes e atletas estrangeiros.

Nos dias 15 e 16 de agosto, a Casa Brasil, no Rio de Janeiro, recebe uma mostra gastronômica, da cultura e do artesanato de Minas.

Também na capital carioca, técnicos da Setur estarão no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e no Rio Media Center divulgando informações sobre os destinos turísticos do estado.

 

Ações de legado olímpico

http://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/pictures/1566/content_minas_2016-05<_esportes.jpgA Secretaria de Estado de Esportes, além da parceria em atividades de outras pastas do Governo estadual, desenvolveu iniciativas com foto no legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Uma delas foi o Minas Gerais Territórios Esportivos, projeto que levou a experimentação de modalidades esportivas a 13 municípios mineiros, atendendo mais de 160 mil jovens e adolescentes.

No âmbito científico, a Seesp promoveu em parceria com a Missão Diplomática do Reino Unido no Brasil, a Associação Paralímpica Britânica (BPA), a Associação Olímpica Britânica (BOA), o Minas Tênis Clube e a UFMG o Congresso de Ciência do Esporte e Legado Olímpico e Paralímpico, no último mês de junho.

O evento contou com a presença de acadêmicos britânicos das universidades de Nottingham, de Kent, de Loughborough e Anglia Ruskin, além de profissionais brasileiros.

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

setembro 2019
D S T Q Q S S
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.