Super Destaques

ALMG celebra semana de conscientização sobre o autismo

Reprodução

Políticas de educação voltadas para pessoas com TEA motiva audiência amanhã (5).

“Compreenda meu olhar”. O tema é o pano de fundo para as atividades que buscam a conscientização sobre o autismo, realizadas anualmente no mês de abril. E propõe a discussão sobre as políticas públicas voltadas para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Semana Estadual de Conscientização sobre o Autismo será realizada entre os dias 1º e 7 de abril, com audiências públicas e outras atividades. Além dos eventos, o Palácio da Inconfidência, sede do Legislativo, ficará iluminado de azul claro, cor alusiva à causa.

Ao explicar o tema, José Savietto, da Associação da Síndrome de Asperger no Transtorno do Espectro do Autismo de Minas Gerais (Asa-Tea), conta que ele foi proposto por Jeferson, um jovem de 16 anos, com TEA, morador de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Normalmente, as pessoas com autismo não sabem reivindicar, como fazem outros grupos. Eles não pedem nada, só esperam que a gente melhore a vida deles. Por isso o apelo para que compreendamos seu olhar e suas demandas por inclusão”, descreve Savietto.

A semana, que vai trabalhar o mote “Autismo, cuidados, políticas educacionais e vida profissional”, terá atividades não apenas na ALMG, mas também Prefeitura de Belo Horizonte e em outros espaços da Grande BH. Várias entidades são parceiras nessa construção.

Audiência aborda política educacional

Nesta sexta-feira (05), às 9 horas, será realizada audiência pública no Teatro da ALMG. O objetivo é debater as políticas de educação voltadas às pessoas com TEA. Os deputados Professor Wendel Mesquita, Duarte Bechir, Doutor Paulo e Professor Cleiton são autores do requerimento.

“Queremos saber como está o ensino para as crianças com autismo. A gente sabe que elas precisam de uma atenção específica e que as escolas, principalmente as da rede pública, precisam se reestruturar”, aponta Professor Wendel Mesquita.

Representantes de instituições e empresas, como Dia Dia Educação Especializada e Grupo Actcon estão entre os convidados para a reunião. Dessa vez os temas discutidos serão “A educação de jovens e adultos com TEA e deficiência intelectual” e “Programa TIX: acessibilidade e inclusão educacional/ tecnologia assistiva”.

Familiares de autistas também participarão, além de Euller Carlos de Arruda Cabral, portador de TEA, graduado em Ciências e Tecnologia de Alimentos, professor de Química e graduando em Letras com especialização em Inglês.

O encontro terá, ainda, atrações culturais, com a apresentação musical de Matheus Pagliarini de Almeida, autista, e o espetáculo “Os 4 Distintos”, do Núcleo de Investigação Teatral do Crepúsculo: Centro de Desenvolvimento Humano.

Confira a lista de convidados para a audiência.

Transmissões ao vivo – Todas as audiências serão transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

A audiência desta segunda será, também, interativa. Assim, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

*ASCOM ALMG

Eldorado1300

AGENDA

setembro 2020
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Redação Redação

Avatar

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado