Destaques

Moradores participam de simulação de rompimento de barragens em três cidades mineiras

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil/Divulgação

Moradores de Raposos, Nova Lima e Itabirito participaram, na tarde deste último domingo (31), de um treinamento caso as barragens das cidades se rompam. Quatro barragens localizadas nas cidades atingiram alerta máximo de rompimento.

A população atendida nesses simulados foram moradores de localidades que se situam na mancha da inundação das barragens B3/B4, Forquilha I e Forquilha III, que tiveram seus níveis de segurança elevados de 2 para 3, fazendo sirenes soarem na noite de quarta-feira (27).

Trata-se do nível máximo, que significa risco iminente de ruptura. Na ocasião, a Vale explicou, em nota, que a ação foi necessária pois auditores independentes contratados informaram que essas estruturas não receberiam declarações de estabilidade, respeitando parâmetros da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Tenente coronel Flávio Godinho Pereira durante coletiva

Nos três simulados, a Defesa Civil esperava a participação de aproximadamente 11 mil pessoas. Contudo, de acordo com o tenente coronel Flávio Godinho Pereira, 7.964 pessoas participaram, uma adesão de 72%. Foram 65 militares trabalhando e outras 860 pessoas da Vale, 25 ambulâncias e uma aeronave.

“O simulado foi feito nas três cidades ao mesmo tempo, pois em datas anteriores o nível ter elevados. Precisávamos, o quanto antes, orientar essas pessoas para que elas pudessem ter a oportunidade de conhecer sua cidade e saber onde tem áreas seguras. Se a barragem se romper nesse momento, temos grande parte da comunidade que saberão para quais locais devem se deslocar”, explica o tenente.

Uma moradora de Itabirito, que não quis se identificar, contou como foi a experiência. “Sino da igreja tocando, sirenes ligadas. O povo que está na rua têm que pegar rota de fuga. Um dos pontos de encontro é em frente daqui de casa. São mais 13 pontos espalhados pela cidade”, relata.

Panfletos distribuídos em Itabirito (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil/Divulgação)

*Com BHAZ

 

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

COMENTAR

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eldorado1300

AGENDA

agosto 2020
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Publicidade

ARQUIVO GERAL

Alvaro Vilaça

Alvaro Vilaça

Jornalista, radialista, âncora do programa Tempo Esportivo na TV Sete Lagoas e diretor de programação da Rádio Eldorado AM1300

Barbara Dias

Barbara Dias

Jornalista com especialização em publicidade e marketing, coordenadora do Portal Sete, editora chefe do Jornal Hoje Cidade e assina o programa Tarde Viva na Rádio Eldorado AM 1300

SILVA JUNIOR

Silva Júnior

Silva Júnior

Silva Júnior - Jornalista, radialista, colunista e setorista do futebol sete-lagoano, assina ainda o programa Eldorado nos Esportes na Rádio Eldorado AM 1300

Cebolinha

Arnaldo Martins

Arnaldo Martins

Colunista do Hoje Cidade a mais de 20 anos, formado em Assistente de Administração de Empresas, funcionário público.

Rádio Eldorado